26 de março de 2014

Código Fonte dos programas que aparecem nos Filmes, Series e Animes


Para alguns o interesse nas TI surge devido a um filme, a uma serie, ou a um anime.
Principalmente para aqueles ligados directamente nesse mundo, a sua entrada foi devida a certos filmes que tiveram grande impacto na área das Tecnologias de Informação, na 7ª Arte, ou no mundo real. Citando alguns, o filme Matrix (rsrsrsrs um dos melhores filme do mundo...intemporal), Rede Social, etc.

Código fonte é um conjunto de linhas de programação que formam um programa. Em sua forma original, um programador precisa “escrever” o software em uma linguagem de programação, Java, por exemplo.

Mas para quem nunca estudou Informática, ou mesmo Computação, estes dados podem significar nada , além de letras desordenadas. E para desmistificar estes comandos o Tumblr “Source Code in TV and Films” foi criado. Nele, são postadas as “aparições” de códigos fonte em filmes e series com o significado explicado.

O site http://moviecode.tumblr.com/ reúne um conjunto de programas e códigos fonte (source code) dos programas que surgem nos filmes, series e animes. É interessante ver o código, ou a linguagem de programação usada, por vezes por curiosidade, ou por aprendizagem.


Por exemplo, em um episódio de Doctor Who, The Doctor é visto a examinar um arquivo com gráficos vetoriais tirado da Wikipedia. Já em Battle Royale, parte de um código nmap é exibido. Apesar de ainda possuir poucos posts, o Tumblr, é actualizado com frequência e aceita sugestões de amantes da programação. 

Se bem me lembro, quando estava a prender Linguagem C (na companhia do meu amado livro Linguagem C, escrito por Luis Damas), o que me motivou a continuar aprender essa linguagem, foi quando com ajuda de um colega consegui (em parte) recriar o efeito do filme Matrix, o conjunto de caracteres de cor verde a descerem pelo ecrã...só que na minha versão, era azul...e dei cabo do cmd, trocando permanentemente o fundo da linha de comando.


Neste site  poderão encontrar informações sobre esse código, desde as instruções, a linguagem de programação, entre outras características (para mim seria útil a 4 anos atras...não estaria com a linha de comandos azul rsrsrsrs).  

Sem comentários:

Enviar um comentário