8 de outubro de 2010

10 Dicas para fazer um Freestyle


Você gostaria aprender a fazer Freestyle? Aqui vai umas dicas. 
Para melhor ajuda consulte um profissional, neste caso eu estou apenas a dar umas dicas, não são aulas, ou curso.
Freestyle consiste em "cuspir" poesia com ritmos no momento. Você poderia rimar um verso ou mais, que você escreveu, mas a maior parte do teu flow deve ser improvisado, espontâneo. Além de informação, Hip-Hop também é diversão, por isso sempre que puder faça um improviso engraçado, espontâneo, e criativo. 
 1ª Dica: Inicio
Não tenha pressa nenhuma para começar a rimar “eu tenho dinheiro, eu…eu…eu…”. Não há necessidade de imitares outros rappers, tenta ser diferente, embora que somos todos iguais. Esqueça tudo, e entra no ritmo. O ritmo pode ser simples, as palavras podem ser nível de “base”, mas você ainda é um rapper, desde que o faças de forma correcta. Esta foi a minha primeira rima feita num Freestyle, depois de ouvir “Vulcão e Kid - 2 por 1”, na escola Ngola Kiluanji, tinha 14 anos: 
Gostei do 1 por 2, musica do Kid e do Vulcão, 
Rompi o Busta até ele me pedir perdão
Ele estendeu a mão, mas eu disse não
Porque meu Pai me ensinou, ao teu inimigo nunca dês a mão!

2ª Dica. Continue rimando 
Você vai cometer erros. Você vai falar a toa, ou como dissemos ”broar”, ” atirar pedras”, vais envergonhar Camões , e alegrar o Elsio. Mas, mesmo assim faça as tuas primeiras rimas, por mais que erres, ou que aches que não estejam boas. Não consegues pensar em uma rima? Continue a tentar. Gaguejas enquanto falas? Sentes a língua pressa? Continua a tentar. É inevitável que algumas linhas não façam sentindo. Apenas continue a tentar. Se você cometer um erro, faça seu melhor, incorporar seu engano em suas próximas linhas como Eminem fez neste Freestyle:  
I take a beat and loop it,                  
I take a beat and choop it,                
Choop it? What does that mean?      
I don’t know but I got fat jeans on,   
And I already said that,                    
I don’t know where my head’s at...  

Eu pego num beat e corto isto,  
Eu pego num beat e choop isto, 
Choop isto? O que significa isso? 
Eu não sei mas eu tenho calças de jeans gordas,  
E eu já disse que,    
Eu não sei onde minha cabeça está...  

Outra técnica para usar quando você não consegue pensar rápido, é utilizar pequenas frases que você pode inserir para dar mais tempo de pensar em uma rima. Todos Mc´s possuem pequenas frases, que os ajudam a pensar noutras.
Elas criam uma certa “pausa” no Freestyle, mas com o tempo, a pausa será menor.

3ª Dica. Rima em sua mente de antemão 
Este é o maior truque para um Freestyle: assim que você saiba com que palavra queres terminar na primeira linha, sua mente deve começar a procurar uma palavra que rima com o término na primeira linha, e você deve usar esta palavra no término da segunda linha.
EXEMPLO: supomos que a sua primeira linha é: “Nunca baixo a guarda nem por segundo” assim que você perceba que você vai terminar a linha com “segundo” você deveria pensar imediatamente de algo que rima com aquela palavra e poderia ser relacionado possivelmente: “olho para os 2 lados mesmo numa via de sentido único, desconfio de tudo no mundo”, ou terminar com: Moribundo, Vagabundo, profundo, Edmundo, fundo, etc.
O truque do Freestyle é ter a mente constantemente correndo à frente do que você está dizendo. Isto não é fácil, mas você se torna mais rápido com a prática. 
4ª Dica. Escreva 
Escrevendo rimas o ajudarão no Freestyle. Quando você escrever, serão embutidas rimas em sua cabeça, e você é mais provável poder tirar estas rimas da sua cabeça num Freestyle.  
Geralmente você não deve cuspir um verso longo escrito, mas você pode usar palavras e frases mais curtas que você escreveu anteriormente.
Sentando e escrevendo diariamente melhorarão seus Freestyles. Ampliará sua capacidade de memorizar palavras. Também é uma boa ideia escrever alguns barras de skills, que você pode cuspir num Freestyle. Ponha essas linhas dentro da sua cabeça, e quando você está a escrever estas “punchlines“, escreva umas fortes e interessantes.  
5ª Dica. Rima sobre coisas ou pessoas ao seu redor
Este com certeza ou lixívia, é o melhor modo de provar à plateia que você realmente é um MC, e eles notarão se as rimas são momentâneas ou já foram escritas. Também é uma alegria para quem está a assistir. Rima sobre coisas que você vê. Camisas, chapéus, as pessoas, defeitos, virtudes, sons, etc.
Em uma competição, isto é crucial. Você tem que rimar coisas específicas sobre o seu oponente, sobre seus defeitos, inventa histórias, ou revela segredos.
Apesar de muitas pessoas considerarem o Jay-Z como a “biblioteca ambulante” de rimas, tem certos rappers que admiro muito em Freestyle, não é o Papoose, nem o 50 Cent, são talvez poucos conhecidos, mas têm um enorme talento, Spectac e Emicida. Ouvi um Freestyle dele, ele estava a rimar como se estivesse a fazer playback de uma das suas canções, mas não. Ele rimou durante 40 minutos em vários beats (instrumentais), sim eu sei, inacreditável. Tinha uma criança na plateia, que durante uma parte passou a lhe dizer palavras, e ele com as palavras pela criança escolhida, ele formava uma rima. Após o Freestyle, já com o fôlego quase no fim, perguntaram-lhe qual era o segredo para tal, e ele respondeu:
“Honestamente, em primeiro lugar, eu amo a música e não só o gênero Hip-Hop. Eu amo qualquer tipo de instrumental. Uma vez que você tem a paixão por isto, você pode desenvolver a habilidade de rimar bastante num Freestyle. Quando eu rimo, aprecio as minhas punchlines, e me divirto com a multidão. Mas mantenho-me humilde e concentrado, que ainda posso e devo melhorar.”   
6ª Dica. Inclua metáforas 
Metáfora, é uma parte avançada, mas importante nas rimas para Freestyle. Elas são achadas frequentemente em um rapper mais engraçado, e eles realmente diferenciam-se dos outros rapper ´s.
Metáfora, realmente é a coluna vertebral de um rapper avançado. Aprenda a usar metáforas correctamente. Suas rimas não só serão mais engraçadas e mais inteligentes, eles soarão melhor também. 
7ª Dica. Referência a eventos actuais 
Da mesma maneira que é bom referenciar algo ou alguém que está por perto, é bom referenciar algo que aconteceu.
EXEMPLO: 
Tirei os meus retrovisores, nunca olho para trás.
Estou a subir no game, mais rápido que o preço do gás.

8ª Dica. Rima em qualquer lugar
Rima em grupo de dois ou mais rapper´s, enquanto um bate o beat box, e o outro vai rimando. Este é um grande modo para melhorar, e definitivamente é divertido. Um de seus amigos pode bater o beat box, você pode lançar uma batida, ou você pode baixar instrumentais na internet.
Mas cuidado, neste caso o microfone é invisível, o melhor é rimarem em simultâneo, pois se tiveres um amigo “Americano a.k.a Carlos Chaves”, és capaz de nunca pegar no microfone invisível.  
Oiça rimas de outros rapper´s e tente melhora-las, não digo rouba-las, digo apenas ouvir para ter inspiração. Se eles cantaram sobre bíblia, tente fazer algo semelhante, ou então rima sobre você e os seus amigos. 

EXEMPLO: 
Eu: 
A tua namorada chama-se Maria, e por mim está cheia de graça
Ouvi dizer que todo mundo já entrou em sua casa
Ela está cheia de vírus, trojans, e outras ameaças
Mas não eu tenho problema, aperto F8 e entro em modo de segurança   
Igor: 
Na minha bíblia, Adão não comeu maça, comeu uma pêra,
Willian shakespers, traduzo para Guilherme abana a pêra
O que o Frei disse é verdade, não é brincadeira,
Vais ser queimado vivo, porque és uma criança feiticeira

9ª Dica. Quando você estiver a captar, preveja 
Um das grandes coisas sobre rimar em instrumentais é que depois que você cuspir um verso, você adquire uma vontade, que antes você não tinha. Sem esta vontade você rima algo, gravas, e ficas insatisfeito, portanto apagas a gravação, e assim por diante. Estarás sempre a apagando e nunca se convencendo, procurando defeitos onde não existe, e quando te aperceberes terás 8 musicas, sendo as mesmas 16 rimas em 8 instrumentais diferentes (Alvaro Filho).
Primeiro convence-te do que tu queres, e o que tu fizeste está bom, só assim outras pessoas poderão dar a sua opinião sendo ela boa ou má, mas não de deixes levar pelas opiniões más, a quem só quer te prejudicar, e também não te gabes muito com as boas críticas, há sempre onde melhorar!
Sempre que eu estou para gravar um freestyle, eu não gosto de pegar no mic até que eu tenha composto no minimo seis rimas na minha cabeça. Primeiro as penso, depois as escrevo, nunca podes comparar uma rima momentânea, com uma rima escrita. Estas rimas estarão a ponto de serem do que estiver ao meu redor, ou elas serão sobre algo que meu amigo disse no verso dele. Digamos que o meu amigo está usando uma camisa da 2M. Eu posso escrever uma linha assim:  
Sexo é tipo M, só existe 2
Não há limitações, mas cuidado com as imitações

10ª Dica. Escute, fica atento e pratique 
Freestyle, é como andar de bicicleta, ou dançar, só a prática leva a quase perfeição. Não digo a perfeição, porque nem que fosses o homem mais veloz do mundo (Ussain. Bolt), irias correr atrás dela, mas nunca irias alcança-la. Por isso pratique tanto quanto puderes. Rima no autocarro, com os seus colegas, com a sua família, etc. Escute rima de profissionais de Freestyle e tenta analisar os estilos deles/delas. Rima todo o tempo; Oh, e não esqueça de entrar em : http://www.thisis2m.blogspot.com/
11ª Dica.
Estas a ler porquê? Não estás atento, eu disse que só teria 10 dicas. Ainda agora já esqueceste a dica 10...Fique atento (hahahaha).
Como disse no inicio, não são aulas, nem curso, são apenas umas dicas que eu gostaria de partilhar convosco, espero que tenhas gostado e que tenha sido útil para alguma coisa.
Espero que não se esqueçam, do que eu sempre digo: “ Todo mundo pode e sabe rimar, até mesmo os rapper´s”

5 comentários:

  1. Não deixem de ler, artigo bastante interesante, especialmente para ti h2, talvez aprendas a cantar...

    ResponderEliminar
  2. Podes crer são dicas fortes para quem quer começar e para quem já está neste mundo.

    ResponderEliminar
  3. thanks pelas dikax daki a nda audem me ver por ai tipo xtikas...

    ResponderEliminar