23 de março de 2011

Sistema de Gestão de Venda de Automóveis.java (2M-VendasdeAutomoveis.java)

O 2M-VendasdeAutomoveis.java é um programa feito a partir da linguagem de programação JAVA, e simula a venda de automóveis, ou seja, é um sistema de gestão de vendas de automóveis. Nesta aplicação os preços dos veículos são diferentes, de acordo as marcas e os modelos dos veículos. A aplicação em causa, 2M-Vendas de automóveis permite: Introduzir dados relativos a funcionários, introduzir dados relativos a automóveis, efectuar vendas de automóveis, listar todos os funcionários existentes na empresa,  reproduzir música enquanto executas outras funções, procurar os aniversariantes do dia, e os do mês corrente, pesquisar por nome os dados relativos a um certo funcionário, entre outras funcionalidades.
Para melhor entendimento, vou descrever e mostrar alguns passos, de como é feita a utilização da aplicação, vou mostrar e ilustrar como podemos efectuar uma venda e grava-la num ficheiro de texto, e como as outras funcionalidades do programa, para dar uma ideia ao futuro utilizador de como funciona o 2M-VendasdeAutomoveis.java.
Logo que iniciamos a aplicação, abre uma janela com  botões com diferentes opções:

Primeiro  (ENTRAR): O primeiro botão é o botão entrar, que vai nos levar ao menu Entrar, onde é solicitado ao funcionário o nome de login e a password, para poder aceder ao Menu Principal, Efectuar Vendas, Listar Vendas, etc.
No Menu Entrar temos 2 caixas, uma para inserirmos o nosso nome de usuário, e a outra para inserirmos a password, casos não estejamos cadastrados na empresa, será impossível acedermos ao menu principal dando uma mensagem de erro, o mesmo acontecerá se não digitarmos nada nas caixas, ou se os dados digitados não forem iguais com os que estão gravados no ficheiro.

Segundo (CADASTRAR): O segundo botão é o botão cadastrar, que vai abrir  formulário para cadastro do funcionário. Quando estivermos a nos cadastrar temos a opção de carregar uma foto (somente na versão 1.5 do programa), ou, quando selecionares o sexo, e a função, ela vai carregar automaticamente uma imagem referente ao seu sexo e função,e esta imagem vai mudando, quando mudamos o sexo, ou a função. Temos também um botão verificar, que verifica o nome de usuário que escolheste, verifica se já tem um igual no ficheiro, se tiver aparecerá uma mensagem de erro. Temos as caixas para inserires a password, e os números de confirmação, que são gerados aleatoriamente. Temos uma dica de password, que é usado no Menu Lembrar, para mostrar os nossos dados, em baixo temos um botão (JButton), Ler, que abre um documento Word gravado no computador, e nele contem os termos responsabilidade do programa. E ao lado possui uma CheckBox, para verificares que leste e aceitas os termos de uso, caso não leias os termos de uso, e não selecionares a CheckBox (Li), o botão que nos permite salvar os dados não é visualizado, caso contrario o botão permanecerá oculto. Existe uma função validação, que verifica se todos os campos estão preenchidos, caso não, o programa informa uma mensagem de erro, e qual é o campo que deve ser preenchido. Após tudo feito, e validado, quando pressionarmos o botão SALVAR, é mostrado os dados que nos inserimos, e uma barra de progresso (ProgressBar) com duração de 30 segundos, e em seguida uma caixa de dialogo a confirmar o sucesso na gravação dos dados. Ao lado do botão SALVAR, tem o botão LIMPAR, que limpa todos os campos (caixas) do programa, e o terceiro CANCELAR, que fecha o menu actual e regressa ao anterior.



Terceiro (LEMBRAR): O terceiro botão é o botão lembrar, que vai abrir o formulário para lembrar os dados do funcionário. Este menu permite aos funcionários recuperarem as suas password´s, em caso de esquecimento, ou duvida, pois uma vez sem a password, e o nome de usuário, eles não conseguem aceder o menu principal.



Quarto (BLOGUE): O quarto botão é o botão ir para o site. Se estivermos conectados à Internet, e pressionarmos este botão, vamos abrir o explorer do computador (disponível só e somente só para Windows) e encaminharmos ao blog da Empresa (Thisis2m Inc.) em causa, para ver  noticias acerca da empresa, curiosidades, etc. Mas de momento este botão abre o blog do autor do programa (thisis2m.blogspot.com), não o da empresa. –por enquanto-.

Quinto (SAIR): O quinto botão é o botão sair, que permite-nos sair e terminar a aplicação, uma vez que o botão de fechar da janela está desactivado. Quando pressionarmos o botão sair, abre-se uma caixa de confirmação a perguntar se queremos fechar a aplicação, se escolhermos a opção sim, a aplicação fecha, e se escolhermos a opção não, permanecemos no programa.
Depois do login (depois de passarmos pelo menu entrar), somos conduzidos ao Menu Principal do programa, onde contem:

1.O menu FILE, com os submenus: VIATURA, FUNCIONÁRIO, VENDA, tendo estes os seguintes sub-menu: Novo (Viatura,Funcionário,Venda), Alterar (Viatura,Funcionario,Venda), Eliminar (Viatura,Funcionário,Venda), Listar (Viatura, Funcionario,Venda).

2. o Menu PESQUISAR com os sub-menus: Pesquisar Funcionário Por Nome , Pesquisar Venda Por Data, Pesquisar Aniversariantes do Mês (Mostra os funcionários que fazem anos neste mês).

3. o menu AJUDA, que contem: Acerca Do Programa (mostra informações acerca do programa), Acerca do Criador (mostra informações acerca do criador do programa), Ouvir Música (abre um reprodutor de música, 2M-Playlist).






4. o menu Sair, que possui: Terminar sessão (Voltar ao Menu Entrar), e o Sair (serve para fechar a aplicação, mas antes abre uma caixa de confirmação).

                                              
5. o menu HORA, que mostra o dia da semana, o dia do mês, o mês, o anos, a hora, o minuto, e o segundo actual, em tempo real, ou seja, um relógio.

Agradeço a Deus acima de tudo, à Universidade Católica De Angola (UCAN), ao Professor Frei Joaquim Hangalo, que deu este trabalho que aumentou o meu saber acerca de Java, e todas as pessoas que, de algum modo, prestaram uma colaboração valiosa para a elaboração deste trabalho.
Agradeço a todo mundo que ajudou de uma forma directa ou indirecta para a elaboração deste projecto.
Agradeço aos meus pais pelo apoio financeiro, aos meus amados sobrinhos pelo apoio espiritual, sempre estiveram do meu lado quando eu encontrava um ERROR.IOException file not Found, agradeço a minha namorada Marlene, pelo toque feminino, ou estética que deu ao projecto.
Não posso esquecer de agradecer o Eder Machado a.k.a Wonder Boy (Rapaz Maravilha), pelas ideias e tutoriais, agradeço o fórum GUJ, ao Adilio (Mulato), Amarildo (R@$!nC), Vemba, Igor-chan, Ismar, Elsio (a.k.a Elsio Xtraga), Victor (Ero-Sennin), Ngangula (Branqinho),Carlos Chaves (Americano), JD (Wakudibadila), Swizz Carlos (O homem da MPC), pela paciência que tiveram comigo durante a elaboração deste projecto.
P.S : Peço desculpa pelos os que não mencionei
NOTA: Em baixo vou colocar os livros, e os sites, nos quais me baseei para elaborar este projecto, também estará o link para fazer o download (baixar) a primeira versão do código fonte, e o programa em JAVA, 2M-VendasdeAutomoveis.java
Bibliografia:  www.google.com , www.google.com/forumGuj, www.thisis2m.blogspot.com, www.realarts3d.blogspot.com, www.google.com/grupos/mirangol, DEITEL, Think In Java, Luis Damas, Spring em Acção.

10 comentários:

  1. 1 milhão de dólares assim perdido??? Para OpenSource e GPL??? Ainda mais com o código fonte... Ninguém quer mais nada do que isso. Já o lincenseaste, pois assim posso licenseá-lo em meu nome, q quando o reclamares??? Tá tudo camuflado, eu tenho o código fonte, eu tenho as minhas adaptações, foi eu quem o licenseou... hehe, parece que continuaste o projecto além das férias, isso é bom man... En diha!...

    ResponderEliminar
  2. 1 milhão de dólares? rsrsrsrsr hummm!!! segundo o Prof. de TDP, isso deve valer no máximo 10 U$D!!! Pus a primeira versão do Projecto, a versão 1.5 ainda está incompleta. A ideia é mostrá-lo para inspirar, dar ideias, tirar dúvidas, etc... Podem usar como quiserem, apenas peço a citação do autor, e das fontes!!!!

    ResponderEliminar
  3. Hehe! Agora imagina se cada pessoa pagar 10 dólares?! E o mundo que é grande... Até errei minha estimativa de milhão de dólares. Agora estou falando de Bilhão de dólares....

    ResponderEliminar
  4. Hahahaa, dá para ver k foste aluno do Osvaldo Ramos, isso é bom, saber programar e ter visão para negocios...por enquanto esse software não vale muito, mas vamos continuar a trabalhar até fazer um que vai nos deixar Multimilionarios...i hope so

    ResponderEliminar
  5. parabens pela iniciativa de disponibilizar teus trabalhos, virtual life sem partilha de conhecimento nada vale. so tem uma coisa que notei o link não esta funcionando.

    ResponderEliminar
  6. muito obrigado. Partilho da mesma opinião, "Virtual Life sem partilha de conhecimento, nada vale". A ideia é disponibilizar conhecimento, para adquirir mais conhecimento...notei acerca do Link, já reparei. Obrigado, espero que gostes, e que possa ser útil.

    ResponderEliminar
  7. O arquivo no 4shared foi removido. Pode disponibilizar novamente?

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  8. O link foi removido será possivel disponibiliza-lo novamente?

    Att.

    Dindo

    ResponderEliminar
  9. Ficou massa, libera o download cara

    ResponderEliminar