26 de janeiro de 2011

Programa em java que reproduz música e video (2M-PlayList Versão 1.1)

Esqueça o Windows Media Player, faça o teu proprio reprodutor de audio e video com Java.  
O 2M-PlayList é um programa feito a partir da linguagem de programação Java, que tem como finalidade procurar e reproduzir música e video. Apenas na fase inicial o programa reproduz apenas músicas do formaro mp3, wav, (os outros formatos não testei), e videos do formato AVI, e RMVB.
O programa possui :
-Uma JComboBox(uma lista de músicas), que por defeito possui algumas músicas adicionadas por mim a apartir do meu computador.
-O botão depois da JComboBox, ou lista de músicas (exemplo: Army Squad-Cabeça Vazia), é um JFileChooser, este botão permiti-nos procurar um ficheiro, música ou video, e adicioná-lo na JComboBox, para eventualmente ser reproduzido. Depois de adicionarnos um ficheiro por meio do botão procurar (FileChooser), este mesmo ficheiro é colocado na lista de música automaticamente, com os seus respectivos dados.
-O botão depois do botão procurar (FileChooser), é um botão que permite fechar a aplicação, sendo esta opção desactivada da janela principal, ou seja, temos que só e somente só clicar-mos neste botão para fecharmos a aplicação. Ao clicarmos neste botão ele pede a confirmação se queremos fechar o programa ou não, e se estivermos a ouvir uma música, ele pergunta se queremos continuar a ouvir a música depois de fecharmos a aplicação.
- No meio temos uma JLabel, onde será apresentada as informações da música, no exemplo mostra a imagem do grupo, se estivesse a ser reproduzido um video, o tamanho da aplicação da JLabel aumentaria, e o video passaria a ser reproduzido na JLabel.
-Os 4 botões abaixo não precisam de explicação, fazem exactamente aquilo que sabemos, o primeiro para a reprodução, o segundo reproduz o ficheiro anterior daquele que está a ser reproduzido na JComboBox, o terceiro serve para  reproduzir um determinado ficheiro, e o yondaime (quarto) botão serve para reproduzir o próximo ficheiro que estiver na lista de música ou JComboBox.
OBS: Gostaria de agradecer a todas as pessoas que me ajudaram a fazer este programa, Amarildo por me indicar o Forum Guj, Mr.Vemba, por me exclarecer acerca do FileChooser,  ao Frei Hangalo pela apostila que tinha um exemplo  como reproduzir audio em java, a Sun pela API, e pelas classes claro!!!, e as demais pessoas. Para quem estiver interessado anexei o código fonte e os restantes itens, como  os icones, para poderem baixar. Obrigado…


8 comentários:

  1. 2M o mambo xtá no ponto. Mostraste vontade de trabalhar e de inovar, é disso que Angola precisa de pessoas com vontade de trabalhar e inovar. Gostei do mambo, já tinha me supreendido qdo havia visto lá na sala de aulas mas confeço que xtou supreso com o 2M playlist. Só uma dica, não tente reinventar a rouda, isto é, tente usar as tuas abilidades para criares coisas originais e exclusivas, assim terás mais reconhecimento. Mano gostei do blog xtá no ponto, mais um meio de informação do mundo das tecnologias de informação. Continua assim que chegarás aonde pretendes chegar man. Força!!!!!!!!!. Paz e amor. Bob V

    ResponderEliminar
  2. Valeu Bob V, vou tentar criar coisas originais, mas não é facil como tu já me disseste uma vez, quase tudo já existe em Java, basta apenas procurar...uso ideias já existente para tentar criar uma nova ideia, como se diz na fisica: a energia não se cria, ou desaparece do nada, apenas se transforma!!!! (acho k eh isso, nunca mais estudei dinamica!!!!)

    ResponderEliminar
  3. Isso pode te ajudar em actualizações futuras e trabalho com som em qualquer app java. Ainda não testei a app, por isso aguarde por um outro comentário. Continue assim, programando em qualquer hora e em qualquer lugar, assim arranjas um lugar na canonical, isso se ainda não desististe de tentar o ubuntu, hehe... A ia me esquecendo, tenta bumbar mais na Gui... Vamos encarar isso como apenas um teste de código. demoreel..

    ResponderEliminar
  4. Estou a travar uma grande luta para deixar o Windows, mas já uso o Ubuntu 3 horas por dia, e o Windows 5 horas. Quanto a GUI, design ou desenho nunca foi o meu forte,mas estou a tentar compreender o JavaFx, e quando o compreender melhor...aí eh k as coisas vão ficar bala

    ResponderEliminar
  5. Alo! tudo bem, alto blog bro, mas tou com umas dificuldades ao compilar o código. Aparece o seguinte:

    Uncaught error fetching image:
    java.lang.NullPointerException
    at sun.awt.image.URLImageSource.getConnection(URLImageSource.java:97)
    at sun.awt.image.URLImageSource.getDecoder(URLImageSource.java:107)
    at sun.awt.image.InputStreamImageSource.doFetch(InputStreamImageSource.java:240)
    at sun.awt.image.ImageFetcher.fetchloop(ImageFetcher.java:172)
    at sun.awt.image.ImageFetcher.run(ImageFetcher.java:136)


    Agradecia se me podesses ajudar
    adpchissico@gmail.com

    ResponderEliminar
  6. Deves ter errado no nome de uma imagem, ou ela não se encontra na mesma pasta em que se encontra o ficheiro.java

    ResponderEliminar
  7. o ficheiro atingiu a duração máxima no servidor, farei um re-post, com uma versão recente!

    ResponderEliminar