6 de janeiro de 2011

Netbook

O nome do netbook deriva-se de subnotebook, termo criado pela Psion em 1999 e reintroduzido pela Intel no primeiro trimestre de 2008.
Em 2007, a Fabricante Asus lança o Eee PC (versão Linux) com uma tela de 7 polegadas.
Em meados de Fevereiro de 2008, a Everex lançou seu CloudBook baseado no chipset VIA, rodando gOS. O Cloudbook teve o seu design baseado no VIA Nanobook, possuindo, ao contrário de seu principal concorrente - o Eee PC, um disco rígido. O design do CloudBook está optimizado com um pequeno touchpad, conferindo ao aparelho uma digitação confortável e ágil devido ao fácil manejo do cursor.
Em 3 de Abril de 2008, a Microsoft anunciou um programa para ampliar a disponibilidade do Windows XP em computadores de baixo custo, impelindo os desenvolvedores a implantar esse sistema operacional em hardwares com especificações limitadas.
No curto período desde sua aparição, os netbooks têm variado seu tamanho entre 5" e 13", agora convergentes com os novos laptops menores e mais leves.
Suas características mais comuns incluem uma pequena tela, conexão sem fio, teclado reduzido em tamanho ( em torno de 80 a 95%) e ausência de qualquer espécie de drive de CD/DVD. Existe, também, uma tendência de utilizar drives de estado sólido ssd em vez dos tradicionais HD. Essa utilização de dispositivos de armazenamento de estado sólido demanda menos energia, é mais leve, rápida e, geralmente, mais resistente a impactos; porém, sua capacidade de armazenamento é muito inferior, com 8, 16 ou 32GB. Eles também podem ser muito menores do que a média de 2,5" do disco rígido de laptops, como eles não têm de se assemelhar a um HD, podem ter a forma de um pequeno chip, ou vários pequenos chips, comparáveis ao que está dentro de uma memory stick. Todos os netbooks no mercado hoje possuem suporte Wi-Fi, rede sem fio e muitos podem ser usados em redes de telefonia móvel (por exemplo, 3G). Alguns também incluem Ethernet e ou portas de modem para a banda larga ou dial-up de acesso à Internet.
Netbooks normalmente já possuem um sistema pré-instalado que pode ser uma versão personalizada do GNU/Linux, Windows XP Home Edition, Windows Vista ou Windows 7, podendo executar qualquer software que suporte o sistema operacional em uso. Devido a arquitectura de hardware que é semelhante aos computadores pessoais, com excepção do disco rígido SSD, algumas diferenças na arquitectura dos processadores e modificações leves em hardware, a implementação desses sistemas operacionais contemporâneos foi simples, tornando, assim, as máquinas mais independentes e com grande transparência em suas aplicações. A tendência é de os desenvolvedores de sistemas operacionais no mercado lançarem versões novas e cada vez mais adaptadas ao sistema computação em nuvem que é a chave do funcionamento dos netbooks. Podem ser encontrados na internet muitos fóruns discutindo a instalação do sistema operacional da sua escolha (por exemplo Ubuntu Netbook Remix, Windows XP Professional, Windows 7, Moblin, Jolicloud. Lembrando que o sistema Windows XP não fornece suporte nativo a netbooks, necessitando de modificações no sistema operacional por parte do vendedor ou do proprietário, sendo mais indicado o uso do Windows 7, que ainda não faz uso da computação em nuvem como seus rivais Moblin e Jolicloud, mas já oferece suporte a todo hardware de um netbook comum.
A maioria dos netbooks possuem processador Intel Atom, mas o x86 compatível com processador Via Technologies C7 também está alimentando netbooks de diversos fabricantes como HP e Samsung. A VIA também projectou o Nano, um novo x86-64 arquitectura compatível e preços mais baixos, para as aplicações móveis como netbooks.
Alguns netbooks usam MIPS arquitectura de processadores compatíveis. Estes incluem o Skytone Alpha 400, com base em um sistema INGENIC no chip, e os netbooks Gdium, que usa o processador 64-bit Loongson capaz de 400 milhões de instruções por segundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário