26 de março de 2014

Softwares mais caros do mundo


Softwares são os programas que instalamos nos nossos computadores para nos ajudar em certas actividades. 

Pode parecer estranho, mas existem softwares que custam caro, muito caro mesmo.

Você já deve saber que muitas dessas ferramentas são pagas, mas o que mais surpreende é o preço que alguns dos programas mais caros do mundo podem chegar, ultrapassando o valor de qualquer hardware do mercado e podendo custar muito mais do que milhares de dólares.

O Sistema Operativo Windows, por exemplo, talvez seja esse o S.O que usas, caso sim, quanto foi que pagaste pelo Sistema Operativo? Ou somente pela licença? Uma licença HOME Windows custa em média, por volta dos 150 USD, equivalente a 15.000  Kwanzas, e se isso parece muito dinheiro, espere até ver a lista que preparamos, com os softwares mais caros do mundo.

05. Autocad 3ds Max 2014: 8.500,00 Dólares


O Autocad 3ds Max é um programa de modelagem de gráficos em 3 dimensões. Com ele é possível criar animação para jogos e filmes que utilizam gráficos de movimento. É um dos softwares mais novos da Autodesk, e seu preço é aproximadamente 8.500,00 Dólares. Lógico que só empresas específicas utilizam esse programa, como a indústria cinematográfica e desenvolvedoras de jogos. Pouca gente usa o CAD, como é conhecido, apenas para lazer, e quem compra, já é um profissional na área.

04. Maya 3D: 8.250,00 Dólares



Maya 3D pertence à mesma empresa responsável pelo Autocad 3ds Max. O programa é usado para criar animações em 3D e outros efeitos, geralmente, em filmes, desenhos e videogames.

O software ainda ajuda a deixar objectos mais próximos da realidade, como é o caso de algumas projeções tridimensionais que utilizam texturas realistas e efeito de sombra.

E o preço? 8.250,00 Dólares. Sim, é caro!


03. Adobe Font Folio: 21.500,00 Dólares




Outro programa de computador caríssimo é o Adobe Font Folio. Esta ferramenta é nada mais do que uma colecção com mais de 2.400 fontes criadas pela própria Adobe. Geralmente, são as agências de design que fazem o uso do Adobe Font Folio.

O preço, referente à colecção de fontes para 20 computadores diferentes, sai por 21.500,00 Dólares.

Pacotes de fontes podem ser muito caros, mas para a alegria de muitos, a maioria deles é encontrado gratuitamente na internet.


02. Renderware SDK:  350.000,00 Dólares


Bem, pode abrir a sua boca, e fechar a sua carteira, pois pagar 350 mil dólares para um programa não é para qualquer um (Como diz o Luther: "Nem tudo é para todos").

Por não atender mais as necessidades das consolas actuais, Renderware não está a ser muito usado, mas não deixou de fazer história por ter sido responsável pela criação de toda a estrutura gráfica de alguns dos jogos mais conhecidos, como GTA San Andreas e Battlefield 2.

01. CryEngine: 20% dos lucros dos desenvolvedores



CryEngine é um software de criação de jogos e efeitos visuais desenvolvido pela Crytek.

A engine é a responsável pelos gráficos de vários jogos. Mas precisamos entender como funciona a Crytek, empresa responsável pela CryEngine.

Eles disponibilizam a engine de forma gratuita para os desenvolvedores de jogos, que também forem ser distribuídos de forma gratuita. Porém, se o jogo for com fins lucrativos, a Crytek obriga a desenvolvedora a repassar 20% dos lucros para eles.

Para teres uma ideia, os jogos Crysis2, Crysis 3 e Far Cry 3 usaram esta plataforma, fazendo os desenvolvedores deste programa facturarem mais do que milhões dólares. Só com o jogo Crysis 2, a Crytek conseguiu lucrar mais de 1.350.000,00 dólares.

Sem comentários:

Enviar um comentário