24 de fevereiro de 2012

Qual é a maior palavra da língua portuguesa?



A maior palavra da língua portuguesa possui 46 letras, e ganhou registo definitivo em 2001, quando apareceu no dicionário HouaissEstamos falando de "pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico"


Antes, o título pertencia ao advérbio "anticonstitucionalissimamente", que tem 29 letras e descreve algo que é feito contra a constituição. O vice era "oftalmotorrinolaringologista", com 28 letras, que se refere ao especialista nas doenças dos olhos, ouvidos, nariz e garganta.


O Houaiss é o campeão de palavras na língua portuguesa, mas não traz, por exemplo, palavras da química que têm dezenas de sílabas, usadas para definir compostos. Uma delas é "tetrabromometacresolsulfonoftaleína", que tem 35 letras e indica um corante usado em reacções. "Palavras como essa são muito específicas e só aparecem em glossários de terminologia química", diz o filólogo Mauro Villar, do Instituto Antônio Houaiss.


Entenda cada parte desse vocábulo de 46 letras:


Pnmeumoultramicroscópico


Pneumo - Pulmão


Ultra - Fora de


Microscópico - Muito pequeno


Silicovulcanoconiótico


Sílico - Vem de silício, um elemento químico presente no magma vulcânico


Vulcano - Vindo de um vulcão


Coniótico - Vem de coniose, doença causada por inalação de pós em suspensão no ar.


Tudo isso junto...


Pessoa que sofre de uma doença pulmonar, a pneumoconiose, causada pela aspiração de cinzas vulcânicas!



O vocábulo "pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose" também ganha o título de maior palavra em inglês, com 45 letras: "pneumoultramicroscopicsilicovolcanoconiosis".


Conheça o resto do pódio:


"Hipopotomonstrosesquipedaliofobia": doença psicológica caracterizada pelo medo de pronunciar palavras grandes e complicadas, contém 33 letras.


"Anticonstitucionalissimamente": com 29 letras., é significa algo feito conta a constituição.


"Oftalmotorrinolaringologista": é o médico especializado em doenças dos olhos, ouvidos, nariz e garganta. Tem 28 letras.

1 comentário: