24 de fevereiro de 2012

A origem dos nomes dos meses do ano e dos dias da semana

A maioria dos nomes dados aos meses do ano, tem origem no primeiro calendário romano, criado por Rómulo, em 753 a.C. Esse calendário possuía apenas dez meses, sendo o primeiro deles o mês de Março. O responsável por introduzir mais dois meses ao calendário foi Numa Pumpílio (700 a.C- 673 a.C.), o segundo rei de Roma. Tempos mais tarde, optou-se pela troca de alguns nomes, a fim de homenagear o imperador César Augusto. Veja a seguir as razões que justificam o nome recebido por cada mês:


Janeiro - Homenagem ao Deus romano Jano (Janus, em latim), o Deus da mudança (dos começos e dos fins), com duas faces, olhando em direcções opostas, uma para a guerra outra para a paz, uma para o passado (fim do ano) outra para o futuro (ano novo).
Janus
Fevereiro - Mês dedicado ao Deus da purificação dos mortos, Februa, a quem os romanos ofereciam sacrifícios para expiar as faltas cometidas durante todo o ano.
Februa
Março - Homenagem a Marte (Martius), Deus da guerra. Chamado de Ares na mitologia grega. Também é associado à fertilidade, ao crescimento e ao vir-a-ser, é um dos Deuses mais proeminentes e adorados. Filho de Júpiter e JunoMarte é pai de Romulo e Remo com a vestal Rhea Silvia. Por ter sido pai dos fundadores de Roma, os romanos chamavam a si próprios de filhos de Marte.
Marte
Abril - Há duas versões: A primeira baseia-se em uma comemoração sagrada: Aprilis, feita em homenagem a Vénus, Deusa do amor. A segunda versão viria de aperire (abrir, em latim), referência ao período de abertura das flores, no hemisfério norte.


Maio - Nome baseado em comemorações que honravam duas Deusas romanas identificadas com a primavera e com o crescimento de plantas e flores, Maia e Flora. Sendo Maia, mãe do Deus Mercúrio (associado ao Deus Grego Hermes), pai da medicina e das ciências ocultas. Também diz-se que o nome do mês de Maio, é derivado da deusa romana Bona Dea, Deusa da fertilidade. 
Maio era chamado por Ovídio de “o mês do conhecimento”.


Junho - Homenagem à Deusa Juno, mulher do Deus Júpiter, e protectora das mulheres e da maternidade. Outra versão diz que deriva do nome de um clã romano chamado Junius.
Juno
Julho - No primeiro calendário romano, era chamado de quintilis, por ser o quinto mês do ano. Em 44 a. C., foi rebatizado em homenagem ao grande líder romano Júlio César, que fora assassinado.
Júlio César 
Agosto - Por representar o sexto mês do ano no antigo calendário romano, recebia o nome de sextilis. Também foi rebatizado para homenagear outro grande líder, Augusto, que se tornou o primeiro imperador romano.




Setembro - Do latim septem (sete), o sétimo mês, antes do calendário de Numa Pumpílio.


Outubro - Do latim octo (oito), o oitavo mês.


Novembro - Do latim nove, o nono mês.


Dezembro - Do latim decem, o décimo mês.


Nomes dos dias da semana:


Segunda-feira: Lunae dies (Dia da Lua).

Terça-feira: Martis dies (Dia de Marte).
Obs: Indicado como o dia de MarteDeus da Guerra, segundo a mitologia Romana.

Quarta-feira: Mercurii dies (Dia de Mercúrio).
Obs: Indicado como o dia do Deus Mercúrio, Deus da venda, e mensageirosegundo a mitologia Romana.

Quinta-feira: Jovis dies (Dia de Júpiter).
Obs: Em Inglês escreve-se "Thursday", indicando como o dia de Thor, Deus do Trovão, segundo a mitologia Grega.

Sexta-feira: Veneris dies (Dia de Vénus).
Obs: Em Inglês escreve-se "Friday", indicando como o dia de FreyaDeusa do Sexo e da Sensualidade, e mulher do Deus Odin, segundo a mitologia Grega.

Sábado: Saturni dies (Dia de Saturno).
Obs: Em Inglês escreve-se "Saturday", indicando como o dia de Saturno, Deus da agricultura, segundo a mitologia Grega.

Domingo: Dies Dominica (Dia do Senhor).
Obs: Em Inglês escreve-se "Sunday", indicando como o dia de Sol, ou seja, dia de Apolo, Deus da música, luz, e solsegundo a mitologia Grega.

Sem comentários:

Enviar um comentário