15 de setembro de 2011

StayLocked Bicycle, o conceito de mecanismo de autodestruição de bicicletas



Uma invenção criada pelo designer Andrew Leinonen promete por fim aos roubos de bicicletas. Baptizado de StayLocked Bicycle, o projecto prevê um cadeado integrado que, ao ser rompido, inutilizaria completamente o modelo.

Para deixar sua StayLocked Bicycle esperando-o na rua, o ciclista não precisaria sair de casa carregando um acessório extra. Ao desmontar da bicicleta, bastaria desconectar o suporte que liga o banco à roda traseira. Esse suporte, em forma de U, poderia ser, então, "acorrentado" a qualquer lugar com a ajuda de um conector, também presente no corpo do modelo.

Como o fecho é uma parte funcional, que garante a sustentação, a sua ruptura tornaria o roubo algo inútil. Isso porque, sem o suporte, o banco da bicicleta não seria mais capaz de suportar o peso do ladrão, ou de qualquer outra pessoa, e acabaria se quebrando. É um mecanismo de autodestruição que poderia inibir acções criminosas.

Como se trata de um conceito, não há previsão de que a StayLocked Bicycle chegue ao mercado. Leinonen, no entanto, já declarou estar procurando as principais fabricantes de bicicletas para vender a sua ideia.

1 comentário:

  1. Existe muitos invejosos no mundo, são capazes de tentar roubar a bike somente para estragá-la...

    ResponderEliminar