15 de setembro de 2011

BeatBoxing com o Google Translate



O Google Translate é uma ferramenta que muitos de nós usamos para traduzir texto para outros idiomas, para entendermos o que nos escrevem noutras línguas (ou para ouvirmos as asneiras noutras línguas, para as traduzir rsrsrs).

Mas esta ferramenta tem outras funcionalidades para as quais não foi construída e que pouco tem a ver com a sua função original. O Google Translate também pode ser usado como um Beat Box, e gerar os sons característicos desta arte musical.

O BeatBoxing, para quem não conhece é uma forma de fazer música, tipicamente Hip-Hop, e que recorre à voz para imitar ritmos, instrumentos ou efeitos sonoros.
O termo beatbox, que em inglês, significa literalmente caixa de batida, refere-se à percussão vocal do hip-hop. Consiste na arte em reproduzir sons de bateria com a voz, boca e cavidade nasal. Também envolve o canto, imitação vocal de efeitos de DJs, simulação de cornetas, cordas e outros instrumentos musicais, além de outros efeitos sonoros.

Se colocarmos um determinado texto e o traduzirmos para alemão, o som que é produzido dessa tradução é muito semelhante ao produzido pelos BeatBoxers em plena performance.
Explicarei como podem gerar estes sons, para que oiçam por vós mesmo.

1º passo: Aceder à página do Google Translate e no campo Para (o idioma a ser usado para tradução) escolha a opção Alemão.

2º passo: Depois de teres feito o 1º passo, deves copiar um dos dois textos apresentados abaixo e colocarem-no no campo destinado ao texto a ser traduzido.

NOTA: Existem dois textos que podem usar, um mais curto e outro mais longo, escolham por isso um de cada vez, pois os dois são interessantes e engraçados. Podem naturalmente alterar esses textos e fazer as vossas combinações e composições:

Curto:


pv zk bschk pv zk pv bschk zk pv zk bschk pv zk pv bschk zk


Longo:


pv zk bschk pv zk pv bschk zk pv zk bschk pv zk pv bschk zk bschk pv bschk bschk pv kkkkkkkkkk bschk


3º passo: Depois de colocarem o texto só têm de carregar no botão Traduzir. Imediatamente abaixo vai ser mostrado um botão que podem usar para ouvir o som da tradução. Carreguem e oiçam o que produziram.


Mais textos:


kttp kttp kttp kttp kttp bschk vbschk bschk kt vk kt vk kt vk kt ds thp ds thp ds thp


thps, phst dvsk dvsk dvsk dvsk dvsk psspss vhsk vhsk kHSp kHsp phst dvsk dvsk dvsk dvsk dvsk



ttchtt kkkkk, bsch. ttchtt kkkkk, bsch. ttchtt kkkkk, ttchtt kkkkk, ttchtt kkkkk, bsch.


pv zk pv pv zk pv zk kz zk pv pv pv zk pv zk zk pzk pzk pvzkpkzvpvzk kkkkkk bsch


ffffffffffffffffffffftrstk psk pvzxc trstk psk pvzxc trstk psk pvzxc trstk psk pvzxc trstk psk pvzxc
bssch zk pv pv bssch zk pv pv bssch zk bssch zk bssch zk pv pv bssssch


ttchtt kkkkk, pv zk pz kz bssch tt pv zk zk ch ch ch pv zk pz bb ss bsch tt pv kzkz
Bssch zk pv zk bssch zk pv zk bssch zk pv zk bss zk bss zk


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkk bsch bsch ssh ss kkkk zk zv ssh bsch bsch ss ssh kkk bsch ssh kk bsch ss kkkk zkk zk zv kkkkk


NOTA: Também poderá ser usado em computadores Mac, a partir do terminal, com o comando "say", o que faz o que o Mac fale...Exemplo: escreva no terminal o seguinte:
osascript -e ‘say “Dum dum dum dum dum dum dum he he he ho ho ho fa lah lah lah lah lah lah fa lah full hoo hoo hoo” using “Cellos”‘



1 comentário: