15 de setembro de 2011

Space 3, o conceito de telefone fino e transparente


Os telemóveis evoluem, tornam-se cada vez mais finos e agregam um número cada vez maior de funcionalidades todos os anos. Mesmo dentro desse universo de inovação, o Space 3, conceito desenvolvivido pelos designers Wenhing Chu e Kok Keong Wong, ainda parece extremista demais para chegar ao mercado(pelos menos até agora).

O conceito já é impressionante pelo design. Ele é formado por nada menos que duas telas com sistema touchscreen totalmente transparentes, o que o torna bem semelhante a uma pequena placa de vidro. Claro que, para tanto, seria necessário algum tipo de tecnologia futurista capaz de tornar componentes de hardware também transparentes.
As duas telas que compõem o smartphone poderiam ser completamente separadas e, ainda sim, elas continuariam se comunicando. De acordo com o projecto, essa seria uma maneira de simular algo parecido com o que chamamos de "realidade aumentada" através do celular. Um exemplo, especificado pelos próprios designers, seria o uso de sistemas de geolocalização. Com o Space 3, o acesso a mapas seria simplificado ao máximo.

Apesar das belas imagens, nenhuma especificação técnica para o aparelho foi planeada, e tendo em vista a tecnologia actual, sequer é possível tornar real algo semelhante. Por isso, o Space 3, ao menos a curto e médio prazo, não passa de um desenho bonito no papel. Quem sabe em alguns anos, no entanto, alguns desses não chegam às prateleiras?

Sem comentários:

Enviar um comentário