3 de fevereiro de 2011

Dicas sobre a tecla Esc

A tecla Esc funciona em diversos aplicativos, para cancelar determinadas acções. Ela serve para fechar caixas de diálogo, cancelar menus, sair do modo FullScream e muito mais. Essas funções são conhecidas pela maioria dos usuários, mas existem outras ocultas e desconhecidas. Conheça cinco recursos da tecla Esc que poderão mudar seu jeito de trabalhar.
1. Pegue um atalho para voltar ao programa inicial
Você já deve ter usado o comando Command-Tab para alternar entre as janelas dos programas em execução. Quando vários programas estão abertos, é possíver usar as setas do teclado para esquerda ou direita e seleccionar mais rapidamente o programa em destaque. E se por acaso você está seleccionando uma janela para ser aberta e lembra que esqueceu de copiar algum conteúdo da janela anterior? O que fazer para economizar tempo e não ter de voltar entre tantas janelas abertas? Antes de soltar a tecla Command, no recurso Command+Tab, pressione a tecla Esc que a tela do programa volta em destaque.
2. Apagar e sair do menu Spotlight
Se você quiser apagar o conteúdo digitado no campo de busca do Spotlight, e não tem vontade de ter o trabalho de apagar letra por letra, pressione Esc. Se a busca não mostrou o resultado esperado, use essa mesma tecla para limpar o campo e a lista de resultados. Ela pode ser pressionada duas vezes: na primeira você apaga o campo da busca, e na segunda vez ele é fechado.
3. Esconder o cursor no navegador
Talvez seja algo de pouca importância, mas, em alguns casos, o cursor do mouse (rato) atrapalha sua visão se estiver no lugar errado. Se você usa o Safari, ou mesmo o Firefox como navegador principal de seu Mac, pressione a tecla Esc para desaparecer com o cursor instantaneamente. Ele reaparece quando o mouse(rato) é movimentado.
4. Essa aba não pode virar janela
Para deixar as janelas mais organizadas, inventaram as abas. Elas ficam agrupadas em uma barra no alto da tela para evitar que várias janelas do mesmo programa sejam abertas. Para transformar uma aba em janela, é necessário arrastá-la para fora da barra, mas se você mudar de ideia, basta pressionar Esc antes de soltar o clique do mouse. A aba voltará para a posição original. Esse truque funciona no Firefox, no Safari e em qualquer outro programa capaz de transformar abas em janelas
Se você mudar de ideia ao transformar a aba em janela, pressione Esc que tudo volta ao normal.
5. Mude a ferramenta de selecção
Dentro de uma caixa de texto no InDesign No InDesign, os atalhos V para seleccionar a seta e T para usar a ferramenta de texto são bons exemplos de como podem nos ajudar na hora da edição. O problema é quando a caixa de texto está aberta. As teclas dos atalhos aparecem como caracteres. É preciso desativar a caixa de texto para usar a letra de atalho. Como fazer isso de maneira prática? Tecla Esc. A caixa de texto será desativada e o próximo atalho poderá ser usado normalmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário