10 de fevereiro de 2011

Doença faz mulher ficar musculosa

Uma doença rara fez com que os músculos de uma americana de 44 anos crescessem “sozinhos” sem a necessidade de actividades físicas ou musculação. Sally Massagee, começou a notar a anomialia em sua musculatura há cerca de 10 anos.
Sally, que é contadora e mãe de cinco filhos, disse em entrevista à TV americana CNN que todos começaram a perguntar se ela estava a passar muito tempo no ginasio. Ao procurar um médico ele chegou a perguntar se ela tomava anabolizantes.
Com o tempo, actividades normais como caminhar e jogar tênis passaram a ser insurportáveis. Segundo ela, os músculos se tornaram rígidos de tal maneira que ficaram como rochas, causando uma dor muito grande.
“Eu não conseguia dobrar a gola da camisola devido as dores nos braços”, disse Sally
No ano de 2006 ela começou a procurar ajuda, mas nenhum médico conseguia descobrir o motivo do crescimento dos seus músculos. Dois anos depois, ela descobriu o Programa de Doenças Não Diagnosticadas (UDP, na sigla em inglês).
Após uma série de exames a doença foi identificada como Amiloidese. A enfermidade atinge oito em cada um milhão de pessoas e faz com que células da medula produzam uma proteína que pode se alojar em qualquer órgão provocando inúmeros problemas.
No caso de Sally, as proteínas atacaram os músculos causando o aumento desenfreado da massa muscular. Logo após o diagnóstico ela foi encaminhada para uma clínica especializada em tranplantes de células tronco onde realizou um procedimento.
Ela contou que já se sente melhor, mas ainda não tem a mobilidade de antes. “Consigo jogar tênis, disse em entrevista à agência BBC.

Sem comentários:

Enviar um comentário