24 de abril de 2012

Google homenageia Gideon Sundback

Gideon Sundback


Neste dia, 24 de Abril de 2012,  faz 132 anos desde que Gideon Sundback nasceu, ficando conhecido por pesquisas de desenvolvimento do zíper. Motivo pelo qual, hoje aparece um "Zíper" na página oficial do Google.

Nascido em Suécia, filho de um próspero fazendeiro, Sundback mudou-se para a Alemanha após terminar os seus estudos, onde ingressou na Escola Politécnica em Bingen am Rhein. Dois anos depois de ter-se formado, emigrou para os Estados Unidos e começou a trabalhar na Westinghouse Electric and Manufacturing Company, na Pensilvânia. Em 1906, foi contratado pela Universal Fastener Company, sendo promovido, posteriormente, ao cargo de chefe de designer.
Entre os anos de 1906 e 1914, o engenheiro realizou grandes avanços no desenvolvimento do zíper, ao aperfeiçoar trabalhos elaborados por outros engenheiros. Em 1913, criou duas fileiras opostas de dentes que, ao deslizar uma peça única entre ambas, se uniam e se fechavam. A sua invenção foi aprimorada nos anos seguintes e, em 1923, baptizada oficialmente de zíper, por Benjamin Franklin Goodrich, dono de uma indústria de borracha.

Saiba um pouco mais sobre o Zíper:

1. O zíper é composto de dois trilhos opostos, cada um deles formado por dezenas de dentes presos a uma fita ou tecido, e um cursor em formato de cunha, similar à letra Y. Esse formato é essencial para o fechamento e a abertura do zíper.

2. Cada dente é formado por um gancho e um espaço vazio. Quando o zíper é fechado, os ganchos dos dentes de um trilho se encaixam no espaço vazio dos dentes do trilho oposto. Para que o zíper funcione bem, cada dente precisa ter o mesmo tamanho e formato.

3. O encaixe tem uma ajudinha do cursor. Quando o puxamos para cima, fechando o zíper, os dois trilhos entram no cursor por duas canaletas e são pressionados um contra o outro, fazendo com que o gancho de um dente se agarre ao espaço vazio do dente oposto.

4. Uma vez fechado, o zíper permanece com os dentes entrelaçados formando uma sólida ligação. Para abri-lo, puxamos o cursor para baixo, e sua cunha vai desencaixando os dentes seguidamente, forçando a separação de um trilho do outro.

5. O nome zíper (zipper na grafia em inglês) foi criado em 1923 por um fabricante, que incluía a invenção de Gideon em suas botas. Zíperes eram usados também em bolsas de guardar tabaco na época. Levou mais vinte anos depois disto para o zíper se tornar comum na indústria da moda.

1 comentário:

  1. Boa invenção...decerto já causou muitos "acidentes" em algumas crianças, rapazes principalmente, se é que me entendem...falo do caso "Salsicha no pão" rsrsrsrrs

    ResponderEliminar