16 de abril de 2012

Curiosidades sobre a série The Simpsons


The Simpsons é uma famosa sitcom animada norte-americana criada por Matt Groening para a FOX. A série é uma paródia satírica do estilo de vida da classe média dos Estados Unidos, simbolizada pela família de mesmo nome, que consiste de Homer Jay Simpson, Marge Simpson, Bart Simpson, Lisa Simpson e Maggie Simpson. A série se passa na cidade de Springfield e satiriza a cultura e a sociedade norte-americana, a televisão e vários aspectos da condição humana.

Desde sua estreia, em 17 de Dezembro de 1989, o programa já exibiu 479 episódios, e já tem mais uma temporada à ser exibida. O filme do seriado foi lançado em 26 e 27 de julho de 2007 e arrecadou mais de meio bilhão de dólares em todo o mundo.

A dublagem original põe alguns atores em diversos papéis. Dan Castellaneta faz Homer, seu pai, e o palhaço Krusty, dentre outros; Julie Kavner dubla Marge e suas irmãs Patty e Selma Bouvier; Nancy Cartwright dubla Bart e várias outras crianças; e Yeardley Smith é a única com apenas um grande papel, Lisa. Os outros dubladores principais são Hank Azaria que dubla personagens recorrentes como Apu, Moe e Chefe Wiggum; e Harry Shearer, que dubla Seymour Skinner, Ned Flanders, Sr. Burns e Smithers, dentre outros.

Eis algumas curiosidades sobre a série:

- Quando Smithers apareceu no terceiro episódio da primeira temporada, ele era negro;

– Cada episódio demora cerca de 6 meses para ser feito e costuma ser escrito por uma equipe com 16 roteiristas;

– A dublagem original é feita por 6 atores, que são responsáveis pelas vozes de quase todos personagens e cada um deles leva mais de 500 U$D por episódio;

– Todos adoramos ouvir os famosos “D’OH!” (gritos de dor) do Homer, mas sabiam que a expressão foi adicionada ao dicionário Oxford;

– O robô Bender, de Futurama, já apareceu 3 vezes na série;

– Marge já posou nua para a Playboy e já fez um calendário sensual;

– Lisa é a personagem da série mais querida no Japão;

– O nome daquela louca que vive jogando gatos nas pessoas é Eleanor Abernathy;

– O nome de solteiro da Marge é “Bouvier”. E a sua Mãe, Jacqueline Bouvier, já abalou o coração do Sr. Burns e do Vovô;

– Ninguém sabe em que estado americano fica Springfield, muita gente acredita que fique em Ohio, mas os criadores da série não confirmam nada;

– A página do Sr. X existe mesmo… http://www.mrxswebpage.com/!

– O último nome de Carl é Carlson e o último nome de Lenny é Leonard;

– O nome do meio de Millhouse é Mussolini;

– Krusty foi baseado no Bozo;

– A primeira aparição dos Simpsons foi ao ar no dia 19 de abril de 1987, como parte do “The Tracey Ullman Show”;

– “Corruptus in Extremis” é o lema de Springfield;

– A trilha da abertura demorou dois dias para ser composta por Danny Elfman;

– Snake, o criminoso da cidade, era um arqueólogo renomado e chegou a fazer a Universidade Princeton antes de entrar para o mundo do crime.

- Em sua edição de 31 de Dezembro de 1999, a revista "Time" escolheu "Os Simpsons" como a melhor série de TV do século 20.

- O criador do programa, Matt Groening, baptizou os membros da família com os nomes de seus próprios familiares: Homer, Marge, Lisa e Maggie. Apenas um deles foi alterado: Matt por Bart.

- A sequência de abertura de "Os Simpsons" é uma das mais marcantes de todos os tempos. O espectador pode não perceber, mas vários detalhes são alterados constantemente. Bart pode escrever frases diferentes na lousa na cena em que aparece de castigo em sua escola. Lisa às vezes toca novas melodias com seu saxofone. Algo totalmente bizarro pode acontecer quando a família se espreme no sofá – um truque utilizado pelos animadores para "preencher" um episódio, fazendo com que a abertura de 30 segundos tenha até 1min30s. Desde 1989, no trecho em que o bebê Maggie é escaneado no caixa do supermercado como um saco de batatas, US$ 847,63 aparecem no visor da máquina – custo médio mensal da criação de uma criança nos EUA naquele ano.

- No campo musical , o mais rico, graças às participações de artistas nas histórias, a discografia da família inclui discos antológicos como "The Simpsons Sing the Blues" e "Songs in the Key of Springfield". O single mais popular até hoje é "Do the Bartman", especialmente composto por Michael Jackson para o eterno pré-adolescente.

- Na maioria dos episódios em que aparece a família andando de carro todos usam cinto de segurança , menos Homer.

- Apesar das brigas entre Bart e Lisa, a primeira palavra que a garotinha pronunciou foi “Bart”.

- Num dos episódio, Marge pintou um retrato do Sr. Burns totalmente nu.

- O famoso tema de abertura foi composto em dois dias pelo músico Danny Elfman;

- A série é dublada em japonês, alemão, espanhol e francês, por exemplo. Nos países árabes, o Homer bebe um refrigerante em vez de cerveja, para respeitar os costumes locais;

1 comentário: