14 de abril de 2012

WinOnX: Programa para executar aplicativos do Windows no Mac


Um certo preconceito sempre tomou conta dos usuários tradicionais do Windows em relação aos computadores Apple, pelo facto de o Mac OS não suportar muitos dos tipos de arquivos que são executados no sistema operativo da Microsoft. No entanto, isso  já não é mais problema. Com o aplicativo WinOnX, da NES Software, é possível abrir todos estes programas de forma normal no seu Mac.

Sem precisar de licença para o uso do sistema da Microsoft, o WinOnX requer o Mac OS X 10.6 ou superior e custa   custa 5 U$D (dólares americanos)  na App Store, com um tamanho de 83,8MB.

O aplicativo instala uma espécie de versão do Windows em uma drive virtual, tornando as coisas muito mais simples. Depois disso, basta executar qualquer arquivo .exe.

Basta baixar o programa na App Store, fazer o download da versão do software para Windows que você deseja utilizar, e com o WinOnX aberto no computador, fazer uma busca pelo arquivo. Duplo clique nele e pronto, tudo a funcionar, como se o seu computador Apple fosse da Microsoft.

O que este utilitário faz, é oferecer um ambiente dentro do Mac, compatível com milhares de softwares para Windows. Não é preciso instalar o sistema da Microsoft, visto que ele actua como um emulador, ou melhor, uma camada de compatibilidade baseada no projecto de código aberto Wine

Por enquanto o WinOnX tem fortes restrições quanto à execução de jogos pesados e de apps em modo janela completa. A NES afirma que está a trabalhar para aprimorá-lo no OS X Lion, de forma que apps possam ocupar toda a janela sem problemas.



É uma alternativa barata e prática, para pessoas como eu, que têm um computador com o Mac OS instalado, mas não sabe, e consegue viver sem alguns bons e velhos softwares do Windows, que ainda não têm suas versões disponíveis no sistema operativo da Apple.

Assista o video:




Existe alternativas ao WinOnX, tais como: Boot Campincorporado ao Mac OS X,  e soluções de virtualização consagradas, como Parallels Desktop e VMware Fusion.

Sem comentários:

Enviar um comentário