14 de abril de 2012

Minha fonte de inspiração para escrever...?



Como resposta a uma pergunta feita por alguém, decidi criar esse post, para explicar de onde vem a minha inspiração para fazer o que eu faço, e ser como sou:

Quando sento para escrever um post, ou um freestyle, a matéria-prima para sua criação...eu próprio. As minhas experiências, a minha vivência, a minha visão do mundo, entra na letra do freestyle, ou mensagem, que irei escrever.

Quando eu escrevo, imprimo uma parte de mim em cada letra. Entrego-me o tanto quanto possível,  para que a pessoa que esteja a ler o freestyle, ou um post do blog, seja capaz de saber o que vai dentro da minha alma, nas profundezas do meu ser, e perceber o que se passa nessa tão confusa minha cabeça.  

Tento fazer um trabalho auto-biográfico, e o mais pessoal possível. Mais por vezes, tenho que retratar a realidade ao meu redor, fazer críticas sociais, e ao mesmo tempo, não escrever uma única frase a falar de mim
Não me considero, um jornalista, compositor, liricista, ou mesmo cronista. Considero-me de uma classe própria e única, uma classe que mistura todos os estilos possíveis, poesia, informação, cronica, diversão, etc. Porque afinal eu sou 2M, e isso é ser 2M.

Inspiro-me em tudo quanto é possível, pessoas que mais admiro (meus sobrinhos e meu pai), historia, sociedade, etc...são grandes fontes de inspiração, não somente para mim, de certo modo para muitas pessoas também. Pretendo captar uma parte da história em cada post, ou letra de freestyle que escrevo, de modo a tornar-se uma fonte de pesquisa, um lugar em que pode-se encontrar informações acerca de um determinado assunto, ou mesmo, futuramente, saber como era a sociedade, as tecnologias de informação, etc... na nossa era.

A Cultura, tem uma grande importância na minha inspiração, e da maior parte dos compositores. Quando eu, ou mesmo alguém, pensa em escrever algo, notícia, música, ou mesmo fazer um trabalho, então, quanto mais informação, de todos os tipos, se tiver, melhor será. Por isso abaixo, indico algumas recomendação que sigo para compor um freestyle, ou criar post:

1ª - O mundo contém grandes compositores, de diversos estilos musicais, raças, nacionalidades, etc. Leio-os, e ouço-os principalmente. Um exercício que faço é ouvir uma música, abstraindo-me do tudo ao meu redor, inclusive o instrumental, a melodia da música, e concentrando-me somente na letra da música. Ouço a música 3 ou 4 vezes, e depois analiso a letra: O que gostei, o que não gostei?, Por quê?, e o que o autor quis dizer?

2ª - Analiso com cuidado uma letra. Muitas vezes o pensamento, ou ideia é subjectiva, outras vezes o verdadeiro significado da letra se esconde atrás de uma "aparentemente" inocente letra. Isso foi muito comum nas décadas de 70 a 80 quando era preciso burlar a Censura do regime militar. Ou outro exemplo, temos a capoeira, uma "dança" que era praticada pelos escravos, mas na verdade usava-se a dança para esconder a verdadeira arte marcial.

3ª - Ouço, e leio tudo e todos. Desde as letras de Rock, Semba, Kuduro, Samba, Rap, letras nacionais, internacionais, etc... Desde letras actuais, até letras do século passado.

4ª - Leio poesia. Com rima, sem rima, não importa: o importante é ler.

5ª - Possuo um bom dicionário de rimas. Normalmente é difícil conhecer palavras que rimam com outras, o que faz que exista cantores que "esforçam" rimas. Para evitar tal  situação, uso um dicionario de língua portuguesa online, Rimador: www.dicio.com.br/rimador.

6ª - Leio tudo. Leio contos, cronicas, romances, jornais, textos bíblicos, etc. Tudo o que posso, de todas as épocas, e estilos. Cultura é essencial.

7ª - Um bom dicionário de Português é vital. Não deixo passar
palavras das quais não conheço o significado. A Língua Portuguesa é extremamente rica, e tento enriquecer as minhas letras  e posts, conhecendo mais a minha Língua.

8ª - Informo-me sempre. Leio jornais, revistas, notícias desportivas, etc. Procuro entender melhor o mundo ao meu redor. E tenho cuidado, não aceito toda a informação que recebo. Estou treinado, tenho visão, consigo ver além, e por trás, de cada notícia.

9ª - Vejo todos os filmes, e ouço todas as trilhas que puder. Tendo como os preferidos os filmes: "Hustle & Flow", "8 mile", "Get Rich Or Die Tryin".

10ª - Procuro o conhecimento, e sempre aprender. Leio tudo que puder, sobre tudo, desde música a biologia, desde história a informática, desde o The Best Of Linguagem C: Luis Damas, ao Bruno Preiss.

11ª - Possuo auto-conhecimento, normalmente é a fonte de inspiração para as minhas letras.

12ª - Sou uma pessoa calma (por vezes, hehehehe), mas muito observador. Não passo apenas pela vida, mas vivo e entendo o que se passa. Observo as pessoas, os mundos em que elas vivem, as vidas que elas têm, o intrincado jogo de relações entre elas, e o Mundo à sua volta. Não espero o Telejornal, os meus olhos são "câmaras", os meus ouvidos "microfones", e a minha boca é uma "coluna", por isso, as vezes só tenho que abrir a janela, e espreitar a rua...e olhar para o mundo...

Sem comentários:

Enviar um comentário