12 de novembro de 2010

Como aumentar o tempo de duração das baterias do portáteis

Aqui vão 15  dicas para melhorar a durabilidade da bateria do seu portatil.

1 - Desfragmente regularmente -  Quanto mais rápido o seu disco trabalhar menos energia ira usar.  Se desfragmentar regularmente o disco ele vai ser mais eficiente, mas sempre com o portátil ligado a tomada e não em modo de bateria.
O Mac OSX gere melhor a fragmentação dos ficheiros no disco, por isso não será aplicável em sistemas APPLE.
2 - Escureça o seu monitor - Um dos principais consumidores de energia de um computador portátil é o ecrã. A maioria dos portáteis têm a habilidade de escurecer o monitor.  Alguns têm mesmo forma de modificar a refrigeração e uso do CPU.  Reduza ao nível mais baixo que possa tolerar para "espremer" um pouco mais de sumo da bateria. estas definições também previnem a fadiga ocular e pode poupar até uma hora de tempo de execução adicional.

3 - Desligue os programas a correr em segundo plano.  - Itunes, Goggle Desktop Search, etc.  Todos estes softwares aumentam o uso do seu CPU e diminuem  a carga da bateria. Desligue tudo o que não for essencial, sempre que usar apenas a bateria.

4 - Desactive ou desligue os dispositivos externos - Dispositivos periféricos (incluindo o rato) e o  WiFi reduzem a bateria do seu portátil.  Remova, desactive ou desligue unidades de disco rígido externas, DVDs, dispositivos USB, placas sem fios e outros acessórios quando não são necessários ou outros  que não estejam em uso.  Escusado será dizer que carregar outros dispositivos (como o iPod ou telemóveis) com a bateria, ira fazer com que esta se esgote rapidamente.

A desinstalação de programas que arranquem sozinhos, pouco utilizados no Windows Vista ou XP ou a desactivação dos mesmos no Windows Vista ou XP pode também ajudar a reduzir a energia necessária para executá-los sempre que reinicia o PC.


5 - Compre mais RAM - Mais memoria RAM permite que o seu portátil use mais a memoria física em vez da virtual.  A memoria virtual resulta em maior uso do disco duro, o que não é bom para a eficiência energética. Note, porém que adicionar mais RAM consome mais energia, por isso esta solução é aplicável a quem usa softwares que usem intensivamente a RAM.


6 - Use mais o disco e menos os CD´s / DVD´s - Por muita energia que os discos consumam, as drives de CD e DVD, são bem piores. Mesmo que o cd/dvd esteja apenas na drive, ele roda automaticamente, consumindo energia, mesmo que não esteja em uso. Sempre que possível, tente usar drives virtuais, simuladores de cd/dvd que correm a partir do disco, usando softwares como o Alcohol 120% ou o Daemon Tools, em vez das drives ópticas.
7 - Mantenha os contactos da bateria limpos - Limpe os contactos metálicos da bateria com um tecido embebido em álcool, não precisa de ser frequentemente, mas de 6 em 6  meses, será suficiente. Esta operação facilita a troca de energia, tornando-a mais eficiente.

8 - Cuide bem da sua bateria - Exercite a bateria. Não deixe uma bateria carregada a "dormir" durante muito tempo. Uma vez carregada, deve usa-la pelo menos uma vez de 2 em 2 semanas. E ainda, não deixe uma bateria Li-Ion (lítio) descarregar completamente (descarregar completamente é só para as baterias mais antigas que sofrem de problemas de memória).

9 - Hiberne, não fique em standby - Apesar de um portátil em modo standby poupar alguma energia e você voltar instantaneamente ao ponto onde estava, na realidade ele não poupa tanta energia como se estivesse em modo de hibernar. Hibernar um PC vai realmente poupar energia, ele recorda o estado onde esta e desliga-se sozinho até nova ordem. A utilização destas funções de poupança de energia pode ser uma forma eficiente de reduzir a quantidade de energia consumida pelo seu computador portátil.

10 - Mantenha-se a trabalhar em baixas temperaturas - O seu portátil trabalha melhor a baixas temperaturas. Compre um sistema de arrefecimento para portáteis. Limpe as saídas /entradas de ar com um tecido suave.
Quanto mais rápido o seu disco trabalhar menos energia ira usar. Se desfragmentar regularmente o disco ele vai ser mais eficiente, mas sempre com o portátil ligado a tomada e não em modo de bateria.
11 - Defina e optimize as opções de energia - Vá a "Opções de Energia" no painel de controle do Windows e defina o uso de energia como lhe agradar mais (Seleccione "max battery" para efeito máximo).

12 - Não use a multi-tarefa - Faça uma coisa de cada vez, quando esta a usar a bateria, em vez de trabalhar numa folha de cálculo enquanto tem o seu mail aberto em segundo plano e ouve o ultimo set de MP3, arrume a mente e faça uma coisa de cada vez. Se não, ira "sugar" a carga da bateria antes de terminar o trabalho.

 

13 - Vá devagar nas exigências do seu PC - Quanto mais exigir do seu portátil, mais energia ele consome. Actividades passivas, como o email ou processar texto, consomem muito menos energia do que jogar ou ver DVD´s. Se só tem uma bateria ou esta longe de uma tomada - escolha bem as suas prioridades.

14 - Equipe-se com um portátil mais eficiente - Os portáteis estão a ficar mais e mais eficientes, tanto que os fabricantes já falam em baterias para todo o dia.  Escolher um portátil mais recente e eficiente para substituir o "dinossauro" é certamente um passo acertado.

15 - Previna-se contra o Efeito de Memória - Se não seguiu o passo 14 e ainda tem um "dinossauro", você ira querer prevenir-se do Efeito de Memória - Mantenha a bateria saudável efectuando carregamentos completos e também a deixar a bateria esgotar-se completamente, pelo menos uma vez em 2 ou 3 semanas. Isto se tiver um portátil antigo que usam baterias de níquel, se o seu tiver uma bateria Li-Ion (lítio) não se preocupe, pois estas não sofrem do Efeito de Memória.




Sem comentários:

Enviar um comentário