12 de novembro de 2010

Como Transferir ficheiros grandes pela Internet ?

Muitas vezes temos a necessidade de transferir ficheiro muito pesados pela internet.
O mais natural seria utilizar o email. Só que a maior parte dos sistemas de email não permite transferir ficheiros maiores do que 10MB.
No entanto nem tudo está perdido. Existem muitos sites que permitem transferir ficheiros muito pesados, na ordem dos gigabytes, de uma maneira muito similar, de como quem envia emails.

Fazemos o upload dos ficheiros, colocamos o endereços de email destino. O destinatário vai receber um email, com um link para o respectivo ficheiro, mas agora online!!!

Em alguns dos sites propostos, é necessário criar uma conta (gratuita) para ter acesso a opções avançadas.

Todos os sites propostos são gratuitos!!!

1- TransferBigFiles.com




Permite enviar ficheiro até 2 gigabytes.

A velocidade de download é muito interessante. Por isso, não hesites em utilizar este serviço para ficheiros grandes.
Se te registares no site (é gratuito o registo), os ficheiros ficam disponíveis durante 30 dias para poderes fazer download, caso contrário ficam disponíveis apenas durante 5 dias. O site TranferBigFiles, disponibiliza como alternativa um pequeno utilitário, TBF DropZone Client, para transferires ficheiros grandes, sem precisares de um browser.

2- DropSend.com




Este serviços  é bastante sofisticado, porque permite ter um grande  controlo do que foi enviado,  no entanto exige a instalação de um programa. Para quem envia muito ficheiros, este sistema é  muito interessante.
Na versão gratuita, permite enviar ficheiros até 1 Gigabyte.

3- PalShare.com 




Este serviço só permite transferir ficheiros até 100 MBytes, mas tem a vantagem de automaticamente "zipar" os ficheiros, antes de os enviar. Este serviço, precisa que o Java esteja instalado no teu computador.

 




Talvez o serviço mais conhecido para enviar ficheiros pesados pela internet.
Se te registares, na versão gratuita, tens acesso a algumas opções relativas à  segurança, privacidade e notificações relativas à entrega.

Na versão gratuita, podes enviar ficheiros até 2GBytes e estes ficam disponíveis online para descarregares, durante 14 dias.

5- PipeBytes




Este serviço é muito diferente de todos os outros. Normalmente  fazemos upload  dos ficheiros,  e depois, através de um link apropriado, fazemos o respectivo download. No fundo é um processo  com duas etapas.

Por norma esse tipo de serviços impõe  limites ao tamanho do ficheiro a transferir.
Com o PipeBytes , a transferência é feita de  computador para computador. Isto quer dizer que não há limite do tamanho do ficheiro a transmitir!!! É como se fosse um P2P privado. Simplesmente genial e mais rápido que o método clássico!!! Mas atenção, os dois computadores, precisam de estar ligados em simultâneo.

Isso quer dizer, que os ficheiros não ficam armazenados em nenhum servidor. Em termos de privacidade, é um característica a levar em linha de conta, para certas situações. E melhor, não precisa de instalar qualquer tipo de software. Vale a pena experimentar.







Este é um sistema típico de alojamento de dados online, com uma consola de gestão muito simples, mas eficaz.

Este serviço é uma óptima solução, para armazenar ficheiros online. Eu por exemplo utilizo para fazer cópias de segurança de alguns ficheiros, ou quando quero partilhar um ficheiro.

Permite de uma forma gratuita armazena até 50GBytes de ficheiros, e fazer upload de ficheiros até 2GBytes.
Se queremos enviar um ficheiro muito pesado para alguém , fazemos o upload. Depois  a consola do ADrive permite fazer "share" dos ficheiros, que ficam acessíveis ao público, a partir de um endereço  apropriado.

O próprio site tem a opção de enviar um email directamente, com o endereço para posterior download.
Para utilizar este serviço, tens que ter o Java instalado no teu computador.
Não posso deixar de falar numa opção muito interessante, podes fazer o upload de uma pasta do teu PC. O ADrive  encarrega-se de "zipar" num único ficheiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário