17 de novembro de 2010

Como melhorar sua habilidade de programação


Uma pessoa que quer melhorar a sua habilidade de programar sempre ouve que a melhor formar de melhorar suas habilidades de programação é programando. O mesmo acontece com aqueles que estão a começar aprender uma nova linguagem, quando perguntam: “Agora que já sei fazer o básico, qual é o próximo passo?”. E a resposta dessa pergunta é sempre algo do tipo: “desenvolve um pequeno projecto para você praticar, assim você melhora rapidamente”.
Afinal, o que adianta uma pessoa saber uma linguagem de programação se não sabe como usar as técnicas certas para a resolução de um determinado problema. E o importante aqui não é qual classe usar, qual pacote importar, mas sim como usar a lógica para resolver o problema.
Ok, eu já sei que é praticar. No mundo da programação, os problemas não se resumem em formularios, os problemas estão muito além desse nivel. Por isso ainda temos problemas que não possuem uma solução conhecida.
Uma boa forma de praticar programação é através das competições de programação. Essas competições trazem problemas em que a solução envolve tudo, pesquisas, matemática, etc. E acreditem, melhora e muito a habilidade de programar e resolver problemas, além de ser um óptimo passatempo.
Actualmente, estou praticando esses problemas no projecto final da escola. É bem interessante quando você vê um problema, acha que é bem fácil de resolver, e quando termina o código, você observa um “Io Exception” , e fica se matando para conseguir acertar.
É uma optima maneira de expandir os horizontes e aumentar o conhecimento de codigos diversos.
Mas pra que fazer isso? Isso deve ser coisa de quem não tem o que fazer! Google, Microsoft e IBM estão sempre de olho nas pessoas que gostam desses desafios. E também são essas empresas que patrocinam as competições. No final diversos ex-competidores acabam como funcionários dessas empresas.
A própria Google tem sua competição, o Google Code Jam. Existem algumas pessoas que ganharam a competição e hoje estão trabalhando lá.
E você também pode ganhar um dinheiro extra com essas competições. O TopCoder sempre tem competições periodicamente, tanto de desenvolvimento de componentes, quanto competições de resolução de pequenos problemas. E o prêmio é em dólares (U$D)!. Além de despertar interesse em  empresas, e instituições que de vez em quando patrocinam as competições em busca de talentos, entre elas NASA, Facebook, Nike, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário