25 de novembro de 2010

USB Cell, pilha recarregável via USB





As pilhas USB Cell são ideais para aparelhos sem fios ou portáteis. O uso só é ecológico se carregar enquanto trabalha no computador.
As pilhas recarregáveis USB Cell, apenas disponíveis no formato AA e capacidade de 1300mAh, são vendidas em embalagens com duas unidades. Não precisam de carregador e podem ser usadas em máquinas fotográficas digitais, periféricos de computador portáteis ou sem fios, como rato ou teclado.
Apesar do o fabricante destacar a redução de resíduos no ambiente, todas as pilhas incluem metais pesados e outras substâncias nocivas. Também estas devem ser colocadas no lixo em fim de vida. O impacto é menor pela possibilidade de reutilizar as pilhas, em vez de comprar umas novas, mas esta característica é comum nas recarregáveis. O facto de dispensar carregador é ecologicamente positivo é menos um equipamento eléctrico. Mas há o risco de gastar mais em energia se, por exemplo, ligar o computador só para carregar as pilhas. Recomenda-se carregar as pilhas enquanto trabalha ou joga.
Alguns portáteis recentes permitem manter o carregamento através das portas USB, mesmo quando desligados, opção bastante interessante.
Segundo testes, as pilhas recarregáveis mostram que paga mais do que pelas alcalinas, mas economiza durante a vida. O preço das USB Cell é semelhante ao de um conjunto de pilhas recarregáveis e carregador, mas este traz quatro pilhas. Só consegue igualar a utilização se comprar duas embalagens de USB Cell. Isto faz do conjunto pilhas e carregador a solução mais barata.
À primeira vista, as USB Cell parecem pilhas AA tradicionais. É o interior que marca a diferença, por baixo da pequena tampa verde, no pólo positivo, está a ficha USB para ligar ao computador e carregar.
As pilhas têm uma pequena luz a indicar o estado do carregamento. Esta pisca ao atingir 90% e apaga-se quando estão carregadas, o que demora cerca de 5 horas, de início, e aumenta com o número de carregamentos. Também pode usar um carregador normal, desde que não seja dos rápidos, mas junte mais 2 horas à operação.
Por vezes, é difícil verificar o estado do carregamento, já que a luz está muito próxima da ligação USB e pode ficar tapada. Além disso, pode ter alguma dificuldade em colocar duas pilhas a carregar em portas USB lado a lado, quando a distância entre elas é reduzida. Em alternativa, use uma hub (multiplicador de portas USB).
Atenção: durante e após o carregamento as pilhas aquecem bastante, tal como as recarregáveis tradicionais. Não queimam, mas convém deixar arrefecer antes de usar num aparelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário