25 de maio de 2012

So.cl, a rede social da Microsoft


Com o lema “Aprender e compartilhar como nunca antes”, a Microsoft colocou no ar a própria rede social, a So.cl – apesar da falta de vogais, pronuncia-se “social”. O site se define como “uma nova experiência de pesquisa voltada para ajudar a conectar estudantes com interesses comuns”.

Até agora, o So.cl foi aberto apenas para convidados e, por isso, muitos detalhes são desconhecidos do público. Um vídeo explicativo presente na plataforma, no entanto, reforça que a rede se organiza em torno de buscas – não por acaso ela foi desenvolvida pela Fuse Labs, laboratório de pesquisa da Microsoft e conta com o suporte tecnológico do Bing, buscador também da empresa de Bill Gates que tenta fazer frente ao Google.

Ainda de acordo com o site, a rede social permite que o estudante faça uma pesquisa, e os resultados, que podem ser páginas da web, imagens e vídeos, são organizados automaticamente pela rede e compartilhados no mural do usuário de maneira visualmente atraente. Em princípio, todas as buscas feitas na rede são públicas, mas o dono do perfil pode optar que sua pesquisa não seja disponibilizada para outros usuários.

A conta no So.cl pode ser sincronizada com o Facebook o que, aparentemente, demonstraria uma não concorrência com a maior rede social do mundo.

“O site foi desenvolvido para dar a estudantes a habilidade de trabalhar com os colegas, compartilhar informações de maneira rápida e construir suas páginas com informações vindas de dentro e de fora da sala de aula – transformando a web e as redes sociais em uma sala de aula”, disse a Microsoft em dezembro passado, quando a empresa anunciou que estava desenvolvendo a plataforma.

O site oferece também uma ferramenta de compartilhamento de vídeos e facilita a conferência de grupos. É possível fazer buscas e rapidamente reunir uma lista de vídeos para o estudante ver com os colegas.

O projecto ainda funciona de forma experimental com a participação de instituições selecionadas, como as universidades de Washington, Syracuse e Nova York. Os que não estão nesse círculo inicial e desejam fazer parte devem ser convidados por alguém que já faça ou se inscrever pelo site. Por enquanto, após o cadastro, o usuário recebe a mensagem de que foi inserido em uma lista de espera. 

Esta, que parece ser uma rede bem diferente de todas as outras conhecidas mas que também aparenta ir buscar um pouco de cada uma, tem várias funcionalidades para serem exploradas e, aparenta ser de fácil compreensão e utilização. Com um aspecto limpo e semelhante a uma mistura de bing, google plus e pinterest, a popularidade da rede social da Microsoft vai ser ditada nos próximos tempos, e veremos se esta vai ser apenas mais uma rede, ou será uma ´substituta´ para o gigante Facebook, que pelos visto ´irá retira-se do negocio´.

A companhia espera que os estudantes continuem usando as redes sociais actuais, como Facebook, Twitter e LinkedIn e sites de buscas como Bing e Google. O So.cl ajuda o usuário a achar e compartilhar páginas da web de interesse comum,  assim como os estudantes fazem quando trabalham juntos, de acordo com a Microsoft.

Além de proporcionar o compartilhamento de mídia - inclusive de vídeos em tempo real por meio de “video parties” -, o So.cl também ajuda os usuários a criar “postagens ricas”, fazendo montagens de conteúdo visual da web.


Saiba mais: www.so.cl

1 comentário: