8 de maio de 2012

O que aprendi com a série "Lie To Me"


A série “Lie To Me” mostra como funciona a linguagem corporal. Na série, o protagonista, Dr. Cal Lightman, interpretado pelo actor Tim Roth, é um especialista em detectar mentirosos a partir de sinais de dissimulação. Teoricamente, quando mentimos, contrariamos o nosso próprio cérebro, e essa contradição faz com que nosso corpo dê sinais de ansiedade.

Veja algumas dicas que aprendi para descobrir se alguém está a mentir, por meio da análise dos sinais da linguagem corporal dele:

• O mentiroso tende a levar a mão ao rosto enquanto fala, ele pode passar os dedos nos lábios, coçar o nariz, apertar as bochechas. Levar a mão tentando encobrir parte da boca, de onde a mentira acabara de sair, é o gesto mais comum do mentiroso.

• Os silêncios são incômodos para os mentirosos. Então, é possível que ele coloque mais detalhes do que o necessário na história para tentar torná-la mais convincente, e evitar esses momentos de silêncio.

• O mentiroso tende a responder utilizando as mesmas palavras da pergunta, por exemplo:
-Você estava a estudar programação?
-Sim, eu estava a estudar progeamação.
Ele podia responder apenas "sim", "estava", ou "sim, estava", mas não. Na tentativa de enrolar a vítima, o mentiroso tende a ser prolixo.

• Quando está a mentir, a pessoa tende a ficar retraída, com os braços encolhidos.

• A menos que seja um óptimo actor, o mentiroso costuma se atrapalhar com as demonstrações de emoção. É possível que ele esteja contando uma coisa engraçada agora e esboce o riso só depois. O mesmo pode acontecer em casos de espanto, raiva…

• O mentiroso evita olhar nos olhos do interlocutor ao contar a mentira.

• Se ele estiver mentindo, ficará visivelmente mais relaxado se você mudar de assunto subitamente. Se estiver falando a verdade, tende a insistir um pouco mais naquele assunto, sem entender o porquê da mudança brusca.

A partir de agora, evito fazer perguntas importantes via telefone ou via Facebook, é muito mais fácil mentir por esses meios. Prefiro, olhar nos olhos, e descobrir a verdade.
As palavras mentem, os ouvidos acreditam em tudo que ouvem, a boca mente, mas o corpo não. Ao mentir todo mundo muda algo em seu padrão de comportamento. 

Pode acredita-ta-tar

O cara é superarticulado, mas diante de um assunto especifico começa a gaguejar ou dar respostas lacónicas...Tem mentira na área.  A não ser que estejas a conversar com o Man Zef (rsrsrsrsrs....). Já se ele costuma a ser confuso, mas dá uma única resposta clara e directa, é sinal de que ensaiou para falar. E ensaiou porquê? porque é mentira...

É... então... assim...

Fingir que não ouviu uma pergunta é uma maneira de ganhar tempo para elaborar uma resposta mentirosa. Fazer longas pausas ao começar a responder também.

Atrasadinho...

Emoções verdadeiras despertam reacções simultâneas na fala e nos movimentos. Ao mentir os gestos podem se atrasar. Exemplo: ele diz "Você tem de acreditar em mim" e 1 segundo depois dá um soco na mesa. Estranho...

Coça, morde, disfarça

Passar a mão na nuca, olhar para baixo, morder os lábios, coçar o nariz e os olhos: tudo pode indicar mentira, se a pessoa geralmente não faz isso.

Ombro traidor

Levantar os dois ombros em sinal de desconhecimento é um gesto comum em todas as culturas. Mas, quando alguém diz ter certeza de algo e levanta apenas um, não tem tanta certeza assim.

Nooooooosa!

A emoção mais curta que existe é a surpresa. Ela dura o tempo de o  cérebro identificar uma novidade, ou seja, não mais que 1 segundo! Prolongar a expressão de surpresa é uma forma de ganhar tempo para preparar uma mentira.

A voz sumiu

O tom de voz tende a ficar mais baixo e pausado quando a pessoa está mentindo.

Você piscou...

Uma pessoa em situação normal pisca de 10 a 15 vezes por minuto. Ao dizer uma mentira a frequência das piscadelas aumenta. 

Repita até...

Contar várias vezes a mesma história faz com que ela se torne mais e mais convincente. Quem repete demais uma explicação pode estar seguindo um script mental pré-ensaiado. Diga "Tem uma coisa que não entendi..." e faça uma pergunta que não tinha feito para ver se ele ainda consegue se explicar...

Escondendo os factos

Ao contar uma mentira o corpo do mentiroso tenta se afastar do interlocutor. É comum ele colocar um objecto entre eles, como uma mesa ou uma cadeira, ou esconder as mãos.

Sim ou não?

Ele diz que adorou o seu penteado novo, mas balança levemente a cabeça em sinal de negativa. É o cérebro tentando dizer a verdade.

Feito de gelo

Quem mente tende a "congelar" a face, e a passar bruscamente da expressão de um sentimento para a de outro. Movimentos calculados e braços presos ao corpo também são maus indícios.