31 de maio de 2012

FM 2012...Entendendo os atributos da equipa técnica



Ataque

A sua competência na preparação física para o futebol atacante. Um atributo mais elevado não indica necessariamente uma preferência pelo futebol atacante, meramente que são bons a fazê-lo.

Preparadores Físicos de Guarda-redes

A sua capacidade para preparar fisicamente um guarda-redes e muito mais. Um atributo mais elevado significa que o preparador é melhor a preparar guarda-redes de nível elevado.

Defesa

A capacidade do técnico de preparar um jogo defensivo. Classificações mais elevadas indicam uma proficiência para trabalhar bem o lado defensivo do jogo.

Forma

Isto reflecte a capacidade de um preparador físico trabalhar a vertente da forma física e, como tal, deverá ser um dos atributos chave a ter em atenção ao contratares um Preparador Físico. Para melhor desempenho da equipa, contrata mais do que um Fisioterapeuta.

Gestão dos homens

A forma como esse membro da equipa técnica é capaz de lidar com os que o rodeiam e, particularmente, com os que estão abaixo dele. Esta é uma abordagem psicológica; um atributo elevado indica um técnico que é capaz de organizar e manter as pessoas satisfeitas.

Mental

A sua abordagem mental aos jogadores. Um preparador com um bom desempenho mental conseguirá observar e agir sobre o estado de espírito de cada indivíduo e reagir de acordo com isso.

Conhecimento Táctico

Indica o quanto é táctico e astuto é. Os técnicos mais tacticamente argutos conseguirão, não só gerir o lado táctico do jogo mais eficazmente, mas também qualquer conselho que ofereçam tem mais probabilidades de ser mais preciso e informativo.

Técnico

A capacidade do preparador físico ensinar os aspectos técnicos do jogo, trabalho com bola. Esta pode ser uma das áreas mais difíceis de treinar e, é provável que um antigo jogador seja particularmente útil neste campo.

Trabalho com Jovens

O grau de sucesso de um preparador no trabalho com jogadores jovens,especialmente os de 18 anos ou menos. Ter um preparador que é muito bom na promoção de jovens talentos, pode ser valiosíssimo, mesmo que só um ou dois se desenvolvam como jogadores úteis.

Mental:

Adaptabilidade

Um atributo de Adaptabilidade elevado permitirá a este membro da equipa técnica assentar rapidamente, sobretudo se tratar-se de um país estrangeiro mas, também ajudará bastante se tratar-se de um novo clube ou de uma nova função. Quanto mais rápido, ou seja, com classificação mais elevada, um elemento da equipa se conseguir adaptar ao novo ambiente de trabalho, melhor e mais depressa conseguirá fazer o seu trabalho.

Determinação

O desejo mental do técnico em ter sucesso. Este não é um atributo de treino em termos de preparar a abordagem mental de um jogador, aqui trata-se do técnico em si e da sua motivação inata para melhorar o seu próprio desempenho.

Avaliação das Capacidades do Jogador

Quando empregares um olheiro, estes dois atributos são as primeiras coisas que deverás ter em conta. Elevada classificação nos atributos destas duas áreas resultarão provavelmente em relatórios de observação mais precisos. A Capacidade de avaliação é importante se atribuíste a um olheiro a tarefa de observar jogadores que tencionas adquirir ou se estás a observar futuros adversários. A avaliação do Potencial é mais importante para os olheiros que tencionas encarregar de identificar a nova geração de talentos futebolísticos. Nos níveis de topo, uma classificação de 15 nestes atributos seria considerada um requisito mínimo mas, à medida que vais descendo na hierarquia de clubes, um bom olheiro pode ser um recurso de elevado valor.

Avaliação do Potencial do Jogador:

Nível de Disciplina

Isto reflecte o nível de disciplina que o técnico é capaz de impor na sua abordagem. Um atributo mais elevado significa que o preparador optará por uma linha mais dura na sua abordagem e que manterá uma disciplina estrita. Um valor mais baixo indica que o técnico será um pouco mais descontraído.

Motivação

A capacidade mental de um técnico para motivar os seus jogadores. Uma motivação elevada permitirá ao técnico incentivar adequadamente os seus jogadores não só para uma partida importante, mas também no dia-a-dia, manter um plantel motivado para os objectivos a alcançar é imperativo.

Fisioterapia

Este atributo destina-se exclusivamente aos Fisioterapeutas. Ter um Fisioterapeuta com uma elevada classificação neste atributo é algo que deverás sempre procurar conseguir. Se possível, recruta, pelo menos, três Fisioterapeutas com elevadas classificações neste atributo para garantires que os teus jogadores recebem tratamento de alta qualidade tanto para prever lesões como para a reabilitação das mesmas.

Conhecimento Táctico

O conhecimento táctico que um técnico possui. As suas experiências no jogo, onde estiveram e com quem trabalharam, irá afectar o nível de conhecimento que têm e, ao usar este conhecimento, poderão ter ideias com que menos treinadores se familiarizaram, o que poderá ser uma vantagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário