28 de julho de 2011

Sistema Operativo SymbianOS

O SymbianOS é um sistema operativo criado para rodar nos telemóveis "multimédia" com suporte para cameras fotográficas, MMS, wireless, bluetooth, entre outras funções.
Este sistema operativo é predominantemente baseado em um ambiente gráfico bastante simples. Actualmente é utilizado na maioria dos recentes modelos de telemóveis dos grandes fabricantes.
A grande preocupação do Symbian OS é evitar ao máximo o desperdício dos recursos do celular, como bateria e memória. Para isso ele conta com diversos mecanismos que são eficientes ao tratar com esses problemas. Em sua versão mais nova, a 9.5, foi reduzido o consumo de memória em 30% em relação a versão anterior.

O Symbian é um consórcio de várias empresas, fundado em 1998 e que está em plena operação até os dias de hoje. Outrora formado pelas empresas Nokia, Siemens, Samsung, Ericsson, Sony Ericsson e Panasonic, actualmente pertence a Nokia, que adquiriu a quase totalidade de suas acções em dezembro de 2008. Empresas não-pertencentes ao consórcio podem licenciar o Sistema Operativo para utilização em seus produtos.
Era a empresa que fornecia o sistema EPOC 32 que equipava os handhelds da inglesa Psion no início da era de equipamentos portáteis por volta de 1998. A própria Psion era a maior acionista da empresa e investia bastante para conseguir uma fatia do mercado de sistemas operacionais de aparelhos portáteis. As outras empresas que faziam parte da Symbian eram Nokia, Motorola e Ericsson.
Com a explosão de consumo dos telefones celulares, a Symbian começou a desenvolver sistemas para as grandes empresas do ramo, principalmente Nokia, Ericsson e Motorola. A grande maioria dos telefones modernos são operados pelo sistema operativo da Symbian. Ele é um sistema totalmente modular, e permite que cada empresa crie sua própria interface. Portanto este sistema não tem uma cara definida. Pode ser um simples sistema de textos em telas monocromáticas, ou um completo sistema operativo tão potente como o PalmOS ou PocketPC que já pode ser encontrado nos SmartPhones da Nokia, SonyEricsson, Foma, Siemens, Motorola, dentre outras.

Vantagens
- O Symbian OS possui recursos para gerenciar e utilizar pouca bateria e memória.
- Permite a instalação de softwares de terceiros.
- Baseado em padrões de comunicação e dados.
- Mecanismos que asseguram a transferência e armazenamento de dados
- Desfruta muito bem de todas as áreas do aparelho. Memória RAM, Processador, Processador Gráfico, etc.
- É um sistema operativo mais estável e seguro com relação aos seus concorrentes.

O SymbianOS é um sistema operativo muito versátil, permite o desenvolvimento de aplicativos em diversas linguagens como: Symbian C/C++ , JavaME , FlashLite , HTML5 , Perl , Python , Ruby, Lua, Acelerômeter, QT.

Symbian C/C++ é uma variação do padrão C++ feita para Symbian, o contexto da linguagem é muito parecido mudando apenas algumas funções e tipos, com um forte uso de convenção de nomes.
Os tipos de variáveis foram alteradas, apesar de ser possível o uso de variáveis padrão C/C++ é aconselhável o uso desses novos tipos:
TInt = Integer 32 bits TBool = Booleano TReal = Floating Point (float), entre outros.
Houve algumas mudanças também na forma que o Symbian trata excepções, estas mesmas são chamadas de Leaves, foi uma forma de simplificar as excepções padrões de C++ , para reduzir o código e o uso de memória.

A Séries 60 é uma plataforma desenvolvida pela Nokia e utilizada também pela Ericsson. Actualmente é a maior plataforma para smartphones, utiliza o Symbian como Sistema Operativo.