21 de julho de 2011

Acesso Remoto ao Windows Server




Um PC com o sistema operativo Windows XP / Vista / 7 e Windows 2000 / 2003 / 2008 Server, pode ser acedido remotamente por uma "Ligação ao Ambiente de Trabalho Remoto" (RDP) a partir de qualquer ponto da rede internet ou da sua rede local, ou mesmo de uma ligação VPN. Para isso é necessário activar no Windows XP, Windows 2000 Server, Windows 2003 Server, Windows 2008 Server, Windows Vista ou Windows 7, as funcionalidades de acesso remoto e indicar todos os utilizadores com permissão de acesso ao "Ambiente de trabalho remoto". No Windows chame "Ligação ao Ambiente de Trabalho Remoto" e no MAC OS X use o CoRD, cord.sourceforge.net, para aceder as maquinas remotamente.

- Vá ao menu "Iniciar" e click no "Painel de Controlo";
- Click no icon "Sistema" para chamar o ecrã de "Propriedades do Sistema";
- Seleccione o quadro correspondente a "Remoto";
- Em "Ambiente de trabalho remoto" activar "Permitir aos utilizadores ligar remotamente a este computador";
- Clicar em "Seleccionar utilizadores remotos ..." para seleccionar os utilizadores com permissão de acesso remoto;
- Em "Utilizadores do ambiente de trabalho remoto" clicar em "Adicionar";
- Em "Seleccionar Utilizadores" inserir os utilizadores previamente definidos em "Contas de utilizador" no "Painel de controlo" separados por ";". Não esquecer de definir uma palavra-chave (password) para cada um dos utilizadores seleccionados, é obrigatório para o utilizador ter permissão de acesso remoto. Também se pode inserir grupos de utilizadores, para isso é necessário ir a "Tipos de objectos" e seleccionar grupos.

NOTA

Verificar o "Firewall do Windows" no "Painel de Controlo" e dar as respectivas as autorizações para o acesso remoto. No caso de um utilizar um outro qualquer software de Firewall verificar também as respectivas autorizações e dar as autorizações necessárias para acesso remoto ao computador.

O Firewall do Windows serve para proteger o computador dos acessos maliciosos que venham do acesso da rede Internet. Para isso temos que:
- Ir ao "Painel de controlo";
- Clicar em "Ligações de Rede";
- Clicar com o lado direito do rato em "Ligação de rede local" e seleccionar propriedades;
- Em propriedades de "Rede Local" escolher o quadro de "Avançadas";
- Clicar no botão "Definições";
- No quadro "Firewall do Windows" seleccione"Ligado";

OBS:
Caso pretenda que nenhum programa externo aceda ao seu computador, então seleccione "Não permitir excepções";

Sem comentários:

Enviar um comentário