6 de novembro de 2011

UNetbootin, software para arrancar Linux a partir da Pendrive


Por estarmos em plena era da portabilidade, já é possível arrancar um Sistema Operativo ou qualquer software a partir de uma pendrive,  e a partir de qualquer máquina que tenha portas USB.

Com o UNetbootin  o Linux fica habilitado arrancar  a partir de uma pendrive, pois esse software tem a capacidade de criar Live USB drive para uma vasta gama de distribuições de Linux sem que seja nessário gravares em CD. Por tratar-se de uma memória flash poderão efectuar-se processos de gravações, o que não é possível nos Live CD.

NOTA: Após o processo de configuração, a pendrive pode ser usada para armazenamento de quaisquer ficheiros, ou seja, pode usá-la normalmente!

O UNetbootin apresenta três opções de aquisição da imagem do Linux que estamos interessados em instalar, sendo:

1.Por download automático da imagem de CD da distribuição;
2.Usando uma imagem de CD existente no nosso computador;
3.A partir de ficheiros Kernel/initrd modificados.

Vamos exemplificar usando uma imagem ISO existente no nosso computador, a segunda opção referida acima.

Passos:

1.Baixe o UNetbootin;
2.Baixe a sua distribuição favorita do Linux;
3.Faça duplo clique no Executável do UNetBootin para iniciar o programa;
4.(1) Clique em Imagem radio button; (2) Seleccione o ficheiro de imagem do Linux; (3) Activa a checkbox para visualizar todos os dispositivos; (4) Selecione o dispositivo de destino (pendrive ou HD usb); (5) Clique em OK;
5.Quando o processo terminar, clique em Reiniciar Agora;
6.Altere a BIOS do sistema ou o Menu de Arranque para que faça o arranque a partir do USB Device (USB Boot), e somente aguarde que o seu Live USB Linux arranque.