23 de novembro de 2010

Está sem internet?

Está sem internet? Identifique a fonte do problema e tente resolvê-lo.
Antes de chamar o suporte técnico, veja o que se pode fazer para corrigir a falha e procure ter em mãos informações importantes.
Para muita gente, ficar sem conexão com a internet é como estar desligado do mundo. Em casa ou no trabalho o desespero é o mesmo. Para saber a quem recorrer é preciso identificar onde o problema está. 
Uma situação comum é aquela na qual alguns computadores da rede conseguem acessar a internet, mas outros não. Nesta situação, o provedor de internet (ISP) está operacional, caso contrário nenhuma máquina teria acesso à web. E, a não ser que o ISP seja o fornecedor tanto do modem DSL/cable quanto do roteador (com ou sem fio), de nada vai adiantar chamar o suporte técnico para resolver o problema.
Caso nenhuma não consiga navegar na Internet, mesmo quando um PC é conectado diretamente ao modem via cabo de rede Ethernet, então fica claro que há um problema com o provedor de banda larga. Mas antes de contactar o suporte técnico , reinicia os dispositivos e verifica as conexões dos cabos, mesmo porque essa será a primeira coisa que o suporte lhe mandará fazer.
Se a conexão não se restabelecer, ligue para o suporte principal do provedor para verificar se está a ser feita alguma manutenção, ou outro tipo de problema técnico não isolado.

Ao falar com o suporte técnico , procure ter em mãos o maior número de informações sobre seu hardware, tais como marca e modelo do modem e roteador, endereço MAC dos dispositivos. 
Você também precisará do endereço MAC das placas Wi-Fi e Ethernet que utiliza para conectar a internet. Para isso, no menu Iniciar, digite cmd, para abrir a linha de comando, pressione Enter, digite ipconfig /all e pressione Enter novamente para visualizar toda a informação da rede (veja imagem abaixo).
Assegure-se de que todos os dispositivos são os que foram cedidos pelo provedor antes de ligar para o suporte.
Se possível, verifique se o seu computador pode navegar pela web em outros meio, se tiver um notebook, tente usar a rede do seu vizinho ou em uma lan house ou ainda conectando-o a um modem 3G. A ideia aqui é estabelecer  que o problema não está no seu computador, mas sim na conexão com o provedor. Se o problema for com seu PC, pode ser necessário substituir a placa de rede ou cartão Wi-Fi. Mas se o problema for mesmo com o ISP, o suporte técnico poderá orientá-lo a tomar algumas acções.

2 comentários:

  1. vlw cara esse tutorial me ajudou muito eu tava sem internet em casa ai acessei o google pela minha mente rs rs rs...
    E encontrei seu blog li esse tutorial e consegui fazer minha internet voltar muito obrigado cara.

    ResponderEliminar
  2. rrrsrrsrs "acessei o google pela minha mente" hehehe essa é boa. Ainda bem que fui capaz de ajudar-te. Se tiveres algo que pode ser util, envie para thisis2m@hotmail.com

    Atenciosamente, 2M

    ResponderEliminar