Páginas

31 de outubro de 2011

Crescimento Local, Desenvolvimento Global


Via: https://sites.google.com/site/gangola2011/Home


Na Google estamos entusiasmados com a perspetiva de conhecer os empresários e programadores de software de Angola na G|Angola. Iremos demonstrar o modo como as ferramentas para a Web e telemóvel da Google estão a impulsionar o desenvolvimento tecnológico e empresarial aqui em África e em todo o mundo.

Tema: Crescimento Local, Desenvolvimento Global com Ferramentas para a Web e Telemóvel

Datas: 8 e 9 de Novembro de 2011

Para assistir a este evento gratuito, por favor completa a inscrição para assistir à conferência para os dias de interesse. Os lugares são limitados. Registe-se hoje mesmo!

Último dia para registrar-se: 5 de Novembro

Dia 1: Para Empresas e Profissionais de Marketing

8 de Novembro

O dia 1 será preenchido com demonstrações de produtos da Google e é dirigido a empresários do setor das tecnologias e profissionais de marketing. O nosso objetivo consiste em promover a inovação e desenvolvimento empresarial em Angola e por toda a região. Pretendemos contribuir para que as empresas tirem o máximo partido da Web e do espaço móvel!

As sessões ajudá-lo-ão a compreender como:
- Utilizar ferramentas on-line para criar e gerar receitas a partir de conteúdo
- Comercializar os seus produtos e serviços on-line e em telemóveis.
- Otimizar a sua presença on-line com tecnologias da Web e para telemóvel
- Utilizar ferramentas on-line adicionais para gerir a sua empresa de forma mais eficaz

Encerraremos com um painel de empresários no qual os membros irão partilhar os seus conhecimentos de empreendedorismo tecnológico de apoio à criação e consolidação de negócios. Consulte a programação completa.


Dia 2: Para Programadores de Software

9 de Novembro

O dia 2 centrar-se-á na utilização das ferramentas de programação da Google para explorar aplicações Web. Os engenheiros e especialistas em desenvolvimento Web da Google orientá-lo-ão num dia preenchido com sessões aprofundadas, incluindo laboratórios de código autónomos dedicados a tecnologias de última geração da Web e telemóveis.

O dia será também dedicado à criação de uma comunidade. Reservámos muito tempo para que os convidados possam conhecer outros programadores, debater ideias e partilhar os projetos em que estão envolvidos.

O dia inclui duas sessões temáticas: uma sessão temática verde para programadores com menos experiência e uma sessão temática azul para os que têm mais experiência. Preparámos também uma sessão temática amarela especial para o corpo docente universitário que decorrerá ao longo do dia. Consulte a programação completa.

Importante: Se tiver um computador portátil, configure o seu ambiente de programação antes de chegar ao evento.

28 de outubro de 2011

Grafologia, a ciência da análise da escrita



A Grafologia é uma pseudociência que utiliza a análise da escrita para inferir sobre trações de personalidade. A palavra é por vezes usada incorretamente para se referir à análise forense de documentos. Neste caso o termo correcto seria grafotécnico ou grafoscopia.

Apesar de estudos científicos comprovarem sua ineficácia, milhares de empresas usaram a grafologia nos últimos anos, por exemplo, para selecção de candidatos.
O modo de escrever pode dizer muito sobre uma pessoa. O ponto sobre a letra I, a forma como ela corta o T, espaçamentos, inclinações e pressão na escrita, entre outros detalhes, revelam características da personalidade do autor das palavras analisadas. E isso não tem nada a ver com adivinhação ou esoterismo. A grafologia é pura ciência, fundamentada no século 19 e vastamente utilizada em países como os Estados Unidos e na Europa, tanto na esfera forense como na selecção de candidatos a vagas de trabalho. "A simples análise da letra manuscrita pode fornecer indícios de virtudes e defeitos de alguém", afirma o grafólogo Paulo Sérgio de Camargo.

Ao aprender a ler e a escrever, as crianças têm caligrafia parecida. Com o passar do tempo, entretanto, a partir dos 7 ou 8 anos, passam a colocar a personalidade em seus traços. A forma de escrever está continuamente em mudança, mas as características que determinam a personalidade permanecem. Isso porque a escrita é uma representação cerebral e não apenas motora. "Como é um gesto cerebral, ela passa pela área das emoções. Então, as condições físicas, mentais e biológicas vão aparecer na forma de escrever", explica Camargo.

O grafólogo analisa o movimento, o traço, o espaço e a forma, integrando esses quatro elementos entre si para chegar a uma conclusão. Há uma avaliação minuciosa de aspectos, como a inclinação das letras, a distância entre as palavras e o cuidado com a pontuação. O desenho de cada letra também é levado em conta. "Um texto manuscrito contém uma incrível riqueza de informações para quem consegue interpretá-lo. Cada detalhe, seja ele um simples traço mais fino ou grosso, é importante para traçar a personalidade e o temperamento da pessoa", diz Camargo. Trocando em miúdos, a partir de tarefas aparentemente simples, é possível avaliar características como agressividade, honestidade, capacidade de liderança e criatividade.

Segundo Camargo, a técnica auxilia na definição de doenças como hipocondria, paranoia, esquizofrenia, alcoolismo, males de Alzheimer e de Parkinson, entre outras. Porém, ele enfatiza que a técnica pode ser mais uma ferramenta nesse diagnóstico. "A grafopatologia deve ser encarada com extrema cautela. O grafólogo não realiza diagnóstico, excepto se for médico qualificado para isso. Mesmo assim, deve recorrer a outros instrumentos para confirmar a patologia." Certas pessoas dizem que são capazes até de perceber se uma mulher está grávida pela escrita.

O primeiro estudo científico sobre a grafologia foi feito na Universidade da Sorbone, na França, pelo pedagogo e psicólogo francês Alfred Binet. Ele analisou textos manuscritos de pessoas normais e outras com problemas mentais, buscando medir o grau de inteligência. Depois, mandou as escritas para diversos grafólogos na França. O resultado foi que 80% das análises batiam com as avaliações de Binet.
A característica que mais chama atenção do grafólogo é a variação da pressão. A escrita é apoiada quando o escritor acentua a pressão no gesto de adução (que vai da direita para a esquerda) ou abdução (que vai da esquerda para direita).
Quando na letra P, o traço sobe acima da zona média, este individuo mostra necessidade de agir e actuar de forma independente. Sofrimento em posições subalternas.

Eis algumas características das personalidades demonstradas na escrita:
Escrita: simplificada, pequena, clara, organizada, de boa legibilidade, retilínea, com assinatura legível. Bom espaçamento entre as linhas e palavras, indica clareza das ideias.

Escrita: desordenada, desproporcional, complicada, precipitada, ilegível, margens irregulares, assinatura diferente do texto. Invasão entre as zonas do textos. Desigualdades entre os espaços das linhas e palavras, indica confusão de ideias.
Escrita: oscilante, progressivo-regressiva, sinuosa, filiforme, margens irregulares, estreita. Interrupções no traçado, indica: exitação.

Escrita: invertida ou vertical, pontuação cuidada e precisa, fechada, organizada, regular, pequena, assinatura igual ao texto e com ponto final. Letras ovais fechadas, margem esquerda regular, poucas variações de longitudes, indica prudência.

Escrita:  decrescente, proporcional, organizada, assinatura em fios, pressão variável, indica diplomacia.

Escrita: primeira letra desligada, organizada, proporcional, retilínea, contida, barra do T e ponto no I à esquerda ou centralizados, pontuação cuidada, indica reflexão.

Escrita: extravagante, vulgar, desproporcional, variável, crescente, sobressaltada e com assinatura maior que o texto, indica personalidade exagerada.

Escrita: inibida, empastada, pequena, pausada, letra S fechada na parte de baixo, pontos nos II exactos. Lapsos de ligação, indica pessoa escrupulosa.
Escrita: pontos no I precisos, organizada, clara, concentrada, acerada, pequena, margens pequenas e precisas, barras do T precisas, proporcional, indica personalidade detalhista.

Escrita: oscilante, filiforme, sinuosa, barras do T onduladas, palavras ou letras decrescentes no final das linhas, indica versatilidade.

Escrita: redonda, com pressão leve, inclinada, lenta, pequenas desigualdades de tamanho e pressão, guirlandas e assinatura com curvas e laços, indica amabilidade.
Escrita: cheia de retoques, traços voltados para a esquerda quando normalmente deveriam ser à direita, palavras coladas umas às outras, letras truncadas ou quebradas, ligações em formas de fios, exageros entres as letras, borrões, trocas de letras por outras. Neste perfil, destaca-se como de vital importância a abertura dos ovais na parte inferior, indica insinceridade.

Assinatura: As características do texto são analisadas com a assinatura da pessoa, que, quando é escrita de maneira diferente do texto, é sinal de falta de sinceridade. A assinatura ilegível não indica de modo algum insinceridade. A pessoa pode apenas ser tímida ou preferir resguardar sua privacidade.

A principal crítica à grafologia é a inexistência de base científica que sustente o uso dessa técnica para a investigação da personalidade. A técnica de análise grafológica também é criticada por utilizar regras associativas de carácter simbólico ou analógico sem validade comprovada.
Os críticos da grafologia alegam ainda que não há nenhuma prova de que a mente inconsciente seja um reservatório que guarda a verdade sobre uma pessoa, e muito menos de que a grafologia ofereça um portal para esse reservatório.


26 de outubro de 2011

Comandos para a linha de comando do LINUX


    man - Permite ver as páginas de manual
    ls - Lista os conteúdos de um directório
    cd - Muda para o directório especificado
    mkdir ou md - Cria um directório
    pwd - Apresenta o directório actual
    rd -  Desconheço
    rm - Desconheço
    rmdir - Apaga um directório
    cp - Desconheço
    mv - Move ou altera o nome de um ficheiro ou directório
    ln - Cria
    cat - Apresenta os conteúdos texto de determinado ficheiro
    file - Determina o tipo de determinado ficheiro
    su - Desconheço
    sudo - Permite executar um comando ou uma aplicação como Administrador
    chmod - Altera as permissões de um ficheiro ou directoria
    chown - Altera quem é o dono de um ficheiro ou directoria
    chgrp - Altera o grupo de um ficheiro ou directoria
    tree - Desconheço
    updatedb - Cria ou actualiza uma base de dados com o nome dos ficheiros no disco
    locate - Localiza um ficheiro pelo nome
    Wild-cards - Representam conjuntos de caracteres na consola
    more - Apresenta conteúdos de texto de um ficheiro
    less - Desconheço
    halt- Desconheço
    reboot - Desconheço
    id - Desconheço
    who - Desconheço
    finger - Apresenta dados sobre determinado utilizador no sistema
    write - Desconheço
    wall- Desconheço
    uname - Apresenta dados sobre o Sistema Operativo
    free - Apresenta informação sobre a memória utilizada e disponível
    uptime - Apresenta o tempo durante o qual um sistema está actualizado
    cal - Apresenta um calendário
    date - Apresenta a data e hora
    find - Desconheço
    ssh - Permite ligações a outros computadores de forma encriptada
    Pipes - Desconheço
    xgamma - Permite calibrar o monitor
    ps2pdf - Converte um ficheiro postscript num ficheiro .pdf
    diff - Desconheço
    tar - Desconheço
    gpg - Permite utilizar a criptografia e gerir as chaves de criptografia
    sha1sum - Permite verificar a integridade de um ficheiro
    md5sum - Permite verificar a intgridade de um ficheiro
    apt-get - Instalação e remoção de aplicações
    wget - Efectua a descarga online de um pacote de software a partir de um url
    dpkg - Instala um pacote .deb
    alien - Transforma um .rpm num .deb
    mount - Permite montar volumes de informação como se fossem pastas
    ps - Lista processos no computador (ps ax)
    kill - Termina um processo no computador.

A HISTÓRIA DE 4 PESSOAS

Esta é a história de 4 pessoas: TODO MUNDO, ALGUÉM, QUALQUER UM e NINGUÉM.

Havia 1 trabalho muito importante a ser feito e TODO MUNDO tinha certeza d q ALGUÉM o faria. QUALQUER UM poderia tê-lo feito, mas NINGUÉM o fêz. ALGUÉM se zangou porque era 1 trabalho de TODO MUNDO. TODO MUNDO pensou que QUALQUER UM poderia fazê-lo, mas NINGUÉM imaginou que TODO MUNDO deixasse de fazê-lo.

Ao final, TODO MUNDO culpou ALGUÉM quando NINGUÉM fez o que QUALQUER UM poderia ter feito.

Estudo revela que bocejar também acalma o cérebro


Bocejar pode ser muito mais do que apenas um sinal de cansaço. Segundo um estudo recente norte-americano, o acto é um mecanismo natural do corpo humano para arrefecer um cérebro muito quente.
Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores Andrew Gallup (Universidade Princeton) e Omar Eldakar (Universidade do Arizona) gravaram o número de vezes que 160 voluntários abriram a boca.

Os voluntários foram divididos em dois grupos iguais e supervisionados em Estações do ano diferentes.  No Verão, menos de um quarto dos participantes bocejou época em que a temperatura externa está acima da corporal. No Inverno, praticamente a metade bocejou.

Os cientistas acreditam que o ar quente do Verão não fornece alívio para um cérebro super-aquecido, por isso a pessoa boceja menos.
“Participei noutro estudo [publicado em “Frontiers in Evolutionary Neuroscience” em Setembro de 2010] que confirmou a nossa pesquisa actual”, diz Gallup. “Nós observámos mudanças na temperatura do cérebro de ratos antes e depois de eles bocejarem.” O estudo aumenta as especulações sobre a função biológica do bocejo, uma das quais diz que o bocejo é resultado do aumento do fluxo do sangue no cérebro, causado pelo acto de se abrir a boca. Apesar de haver uma série de hipóteses, pouco se fez em pesquisas experimentais, e ainda falta consenso sobre o seu propósito. O estudo é publicado este mês na revista “Frontiers in Evolutionary Neuroscience”.

Segurar um espirro pode rebentar uma artéria


Ao espirrarmos nós eliminamos alguma partícula estranha que esteja nós incomodando, essa é mais uma forma de defesa do organismo. Um espirro pode atingir a velocidade de 160 km/h, imagine então o que acontece dentro de suas artérias quando você prende um espirro.

Não raro as pessoas que prendem um espirro sentem umas dores no ouvido ou nas vias artérias superiores, para ter uma idéia do mal que prender um espirro pode causar vamos ver alguns desses males:

De acordo com especialista prender um espirro pode causar:

Rebentar  as membranas do ouvido
Rompimento do tímpano, com o risco de perder a audição.
Rebentar as veias dos olhos, devido a um rompimento do vaso sanguíneo da córnea.
Vertigens.
Ferir o Diafragma
Enfraquecer um vaso sanguíneo do cérebro, fazendo com que ele se rompa posteriormente, quando a pressão sanguínea sofrer alguma elevação.

Não tenha vergonha e espirre mesmo, se você estiver em um lugar fechado simplesmente cubra o rosto, mas não segure um espirro e ponha sua saúde em risco.

Beber 2 litros de água por dia não traz benefícios à saúde



Especialista afirma que não há evidências científicas que comprovem tal tese perpetuada. A excepção diz respeito a pessoas com histórico de pedras nos rins.
Beber cerca de dois litros de água por dia pode não trazer benefício algum à saúde. Em pesquisa publicada no British Medical Journal, a médica escocesa Margareth McCartney afirma que não há evidências científicas seguras que comprovem a eficácia do alto consumo de água. Ela sugere ainda que o exagero poderia trazer problemas ao organismo.

“Não há evidências científicas confiáveis dos benefícios de se beber grandes quantidades de água. Mas o mito de que não se bebe o suficiente é perpetuado por vários defensores”, diz Margareth. A médica faz referência à organização Hydration for Health (Hidratação para Saúde, em tradução literal), criada pela empresa Danone e que incentiva o consumo de água, e ao National Health Institute, organização de saúde da Grã-Bretanha, que recomenta a ingestão de seis a oito copos diários de água ou outros líquidos.

Excepção de acordo com a pesquisa, os únicos benefícios comprovados da alta ingestão de água dizem respeito a pacientes com histórico de pedras nos rins. “Parece, portanto, que a água não é uma solução simples para vários problemas de saúde”, pontua.

Margareth coloca em xeque ainda relatos anteriores de que o consumo elevado de água em crianças melhoraria a concentração e o desempenho mental e reduziria os riscos de obesidade. Segundo a pesquisadora, também não há evidências científicas que comprovem essas teses.
Especialistas na área indicam que o consumo de água deva estar vinculado à sede, excepto em crianças e idosos que podem não sentir sede. Períodos longos de seca ou de muito calor também pedem uma atenção extra ao consumo de água.

A sua fotografia pode causar-lhe problemas de privacidade


Imagine que ao passear na rua, um total estranho lhe tira uma fotografia e consegue quase instantaneamente saber o seu nome, data de nascimento, passatempos, tudo isto através do seu smartphone. Esta realidade já esteve mais longe segundo Alessandro Acquisti, professor associado especializado em privacidade relactiva a tecnologias de informação, do Heinz College pertencente à Universidade de Carnegie Mellon.
Na conceituada conferência anual de segurança Black Hat, Acquisti demonstrou como é possível identificar pessoas e inferir informação detalhada dos mesmos através de imagens disponíveis publicamente em sites como o Facebook e LinkedIn. O processo experimental do investigador consistiu em utilizar um motor de busca e uma API desenvolvida por os próprios, de modo a extrair automáticamente 275.000 imagens de perfis disponíveis publicamente no Facebook, pertencentes a uma determinada cidade.
De seguida o mesmo processo de extracção de imagens foi aplicado num site de relacionamento online, sobre individuos da mesma cidade escolhida no primeiro passo.
Da amostra recolhida 5800 indivíduos que tinham uma fotografia no site de relacionamentos também tinham um perfil do Facebook. Desse número 4900 casos levaram a uma identificação unívoca dos perfis. Ora apesar de os indivíduos que tinham conta no site de relacionamentos, utilizarem nomes falsos (ou “nicknames”) para se mantiver anónimos, a sua identidade foi revelada apenas com o cruzamento das fotografias dos dois sites.
À primeira vista esta informação aponta que os utilizadores do Facebook teriam a mesma fotografia no site de relacionamentos. Embora fosse assumido que pudesse ser feita sem mais nenhuns dados, Acquisti demonstra que não é bem assim, recorrendo a mais evidências científicas.
Numa segunda experiência a equipa de Acquisiti’s recolheu fotos de webcam de 100 estudantes e tentou obter uma correspondência dessas imagens com as que cada estudante tem no seu perfil do facebook. Nessa experiência cerca de 30% dos estudantes tiveram uma correspondência directa com os seus perfis de facebook (em apenas 3 segundos).
Na terceira e última experiência a equipa de investigadores tentou verificar se conseguia encontrar os números de segurança social dos estudantes que conseguiram identificar na experiência anterior. Para conseguir isto foi utilizado um algoritmo desenvolvido com base num estudo anterior que demonstrava que utilizando uma base de dados de números de segurança social de defuntos, era possível calcular digitos de qualquer número de segurança social norte americano.
Através desta última técnica Acquisti referiu que conseguiu identificar de forma correcta os primeiros 5 dígitos dos números de segurança social dos estudantes em 16 dos casos. O número aumentou para 27% depois de quatro passagens e sucessivas optimizações ao algoritmo.
Estas experiências demonstram segundo Acquisti como “a face é a ligação entre a sua identidade offline e online”.
Aliás, as implicações de privacidade vão muito mais longe levando a que mesmo as pessoas que não tenham contas em redes sociais. Por exemplo, a opção de “tagging” de fotografias do Facebook permite identificar pessoas que não tenham sequer perfil nesta rede social. Ora isto levanta sérios problemas de privacidade, por isso não admira que esta funcionalidade do Facebook viole uma lei europeia.
É, portanto fácil de concluir a utilidade destas experiências, para que todos tenham consciência dos malefícios de exposição de dados importantes da nossa vida em redes socias. Algumas pessoas poderão achar estas preocupações e estudos, reflexos de pura paranóia e não encaram isto como sendo um problema. Mas as conclusões e facilidade com que os investigadores conseguiram saber mais informação que deviam, dá que pensar.

Editar os comentários no Facebook


Decerto já lhe aconteceu escrever um comentário no Facebook e, depois, querer adicionar alguma informação, ou arrepender-se daquilo que escreveu. Assim, a possibilidade de editar os seus comentários nesta rede social, permite-lhe que, após comentar, possa rectificar aquilo que comentou. No entanto, esta oportunidade de poder editar o seu comentário, está apenas disponível nos 60 (sessenta) segundos logo após o seu comentário ser inserido e, sempre que ninguém comente depois de si.
Caso não consiga editar, a única possibiliade que tem é mesmo apagar e reescrever o ser comentário.
Mas então como se editam os comentários no Facebook? Bastam três simples passos:

Passo 1: Escreva o seu comentário
Antes de mais, escreva o comentário “original”.

Passo 2: Clique em “X” no canto superior direito do comentário.
Este é o passo para editar o seu comentário. Deverá clicar no “X” que se encontra no seu comentário, normalmente utilizado para eliminá-lo, e deverá fazê-lo antes de 60 segundos após ter escrito o comentário original. Após findar esse tempo, o seu comentário ficará bloqueado e já não o poderá editar, só eliminar.

Passo 3: Altere o seu comentário!
Uma vez feitos os dois passos acima, está em condições para modificar o seu comentário, sem problemas!

Crimes colocados pelos próprios criminosos no perfil do Facebook


1. Jovens portugueses postam vídeo no Facebook onde agridem violentamente uma colega.

Passou-se  em Portugal e ainda é um caso bastante falado. Duas raparigas de 15 e 16 anos foram filmadas pelos seus colegas da escola, a agredirem violentamente outra colega, com 14 anos. Tudo se passou num local público, em plena luz do dia, e o vídeo foi colocado na página de um dos cúmplices. Depois de investigado pela polícia, o autor da filmagem encontra-se preso e as duas jovens em casas de correcção.

2. Mulher foi presa por “picar” alguém no Facebook

Shannon Jackson de Tennessee, EUA, é uma utilizadora do Facebook que utilizou a rede social como cenário para o seu crime. Shannon “picou”, uma pessoa na rede. Até aqui nada de mal. O problema é que a senhora estava judicialmente proibida de se aproximar dessa mesma pessoa devido a uma ordem de restrição. O Estado de Tennessee indica que, ao ser violado esta lei, está prevista uma punição de 29 dias a 11 meses de prisão, para além de uma multa que pode atingir os 2,5 mil dólares.

3. Homem foi preso depois de fingir ser príncipe marroquino

Não é novidade para ninguém a existência de falsos perfis no Facebook, e os EUA tem um grande número de perfis falsos de personalidades conhecidas. No entanto o Governo Marroquino parece não ser muito adepto da ideia e não ver com bons olhos que a sua população faça o mesmo. Assim, quando em 2008, Fouad Mourtada quis ser o irmão do Rei Mohammed IV, foi preso, acusado de prática maldosa.

4. Polícia punido por postar fotos de cenas de crime

Mark Musarella, vigia de emergência médica do departamento de Polícia de Nova Iorque, colocou no seu Facebook fotografias de uma cena de crime que ele próprio foi socorrer. A senhora que se encontrava nas fotografias, e que foi vítima desta acção, foi Caroline Wimme. Mark, de 48 anos, foi julgado com uma sentença de 200 horas de trabalho comunitário, devido à falta de conduta. Como era de prever, o vigia foi também demitido e perdeu a sua licença de trabalho.

5. Mulher sentenciada depois de decapitar um rato e publicar vídeo

A utilizadora do Facebook, Naomi Anderson reside em Queensland, na Austrália, e depois de ter cortado a cabeça a um rato, filmado o sucedido, e colocado o vídeo no seu perfil do Facebook, que mostrava que o animal levava 40 segundos para morrer, foi condenada a uma sentença de 180 horas de serviço comunitário.

6. Pré-adolescentes acusadas de perseguição cibernética.

Duas pré-adolescentes estadunidenses foram acusadas de perseguição cibernética, ou o conhecido Cyberbullying, depois de terem invadido a página pessoal da rede social de uma colega da sua turma da escola, e colocar fotografias e mensagens de teor sexual explícito. Ambas as acusadas são menores, uma de 11 e outra de 12 anos, que também entraram no chat do Facebook da vítima, e marcaram encontros sexuais com vários rapazes. Esta grave situação foi, ao início, ignorada pela escola, mas depois se tornou um caso de polícia.

7. Casal preso após comer espécie rara de Iguana

Alexander Daniel Rust de 24 anos e Vanessa Starr Palm de 23 anos são um casal dos Estados Unidos, e foram presos depois da polícia ter encontrado fotografias suas no Facebook, a comerem uma espécie rara de Iguana. Estas fotografias chegaram ao conhecimento da polícia por diversas denúncias, e o seu conteúdo era chocante. As imagens mostravam o momento da caça, as partes do animal na churrasqueira, e as pessoas a comerem a Iguana. Alexander e Vanessa foram acusados de violar a protecção animal, e multados em 500 dólares cada um. Este é um caso que ainda não se encontra encerrado e deve voltar aos tribunais americanos.

8. Jovem contrata assassino para matar uma mulher

Um adolescente, dos EUA, pode incorrer uma pena de prisão de 11 a 22 anos, depois de admitir ter contratado um assassino de aluguer para matar uma mulher que o acusou de violação. Em Julho de 2010, a mulher terá ido à polícia depois do jovem ter postado no ser mural a seguinte mensagem “US$ 500 by a girl’s head” Este é um caso que ainda está a decorrer na justiça dos Estados Unidos.

9. Homem preso depois de pedido de amizade no Facebook

Um homem de 37 anos do Reino Unido tinha uma ordem de restrição de distância em relação à sua mulher. Após lhe ter solicitado um pedido de amizade no Facebook, foi detido e preso durante 10 dias. Em sua defesa, justificou-se dizendo que ficou confuso com os procedimentos do Facebook.

10. Jovem escreve sobre inundação que provocou em casas de banho

Um adolescente de 16 anos, residente em Portsmouth, em Inglaterra, escreveu no seu Facebook, sobre a inundação que ele mesmo provocou nas casas de banho de uma biblioteca pública da sua cidade, que causaram reparos na ordem dos 247 dólares. Após as suas afirmações na rede social, o jovem foi chamado para depor e confessou ter utilizado papel para tapar os ralos das pias e seguidamente abriu as torneiras do WC. Ao início, o jovem havia alegado estar inocente, mas a polícia encontrou uma resposta sua, no Facebook, a um amigo que perguntava acerca da inundação, ao que o jovem respondeu “Sim. Eu não falei sobre isso, Só alguns amigos sabem”.
Estes foram alguns exemplos daquilo que algumas pessoas são capazes de fazer, mas decerto existem muitos outros casos semelhantes, ou até mesmo mais graves.

15 Curiosidades sobre o Facebook


O Facebook é uma rede social que foi lançada no dia 4 de Fevereiro de 2004. Foi fundado por Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz, Eduardo Saverin e Chris Hughes, ex-estudantes da Universidade Harvard. Inicialmente, a adesão ao Facebook era restrita apenas aos estudantes da Universidade Harvard. Ela foi expandida ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), à Universidade de Boston, ao Boston College e a todas as escolas Ivy League dentro de dois meses.

Muitas universidades individuais foram adicionadas no ano seguinte. Eventualmente, pessoas com endereços de e-mail de universidades (por exemplo, .edu, .ac.uk) ao redor do mundo eram eleitas para ingressar na rede. No dia 27 de fevereiro de 2006, o Facebook passou a aceitar também estudantes secundaristas e algumas empresas. Desde 11 de setembro de 2006, apenas usuários com 13 anos de idade ou mais podem ingressar. Os usuários podem se juntar em uma ou mais redes, como um colégio, um local de trabalho ou uma região geográfica.
O website possui mais de 500 milhões de usuários activos, a posição do Facebook no ranking de tráfego de visitantes do Alexa, subiu do 60º lugar para 7º lugar.

Vamos às curiosidades:

1 – O logotipo original do serviço era o rosto do actor Al Pacino.
2 – Em média, 200 mil pessoas se cadastram no Facebook todos os dias e permanecem 55 minutos no site.
3 – Em média um usuário tem 130 amigos.
4 – Entre os usuários, a categoria demográfica que mais cresce: mulheres acima de 55 anos (900% entre 2009 e 2010). A que mais cai: universitários (queda de 55% no mesmo período).
5 – O site é cheio de “Easter Eggs”, frases e mensagens ocultas que às vezes se revelam em determinadas buscas.
6 – O casaco preto com capuz sempre usado por Mark Zuckrberg em suas aparições é considerado uma marca registrada do site tanto quanto o logotipo azul.
7 – Um estudo mostrou que mulheres costumam ter 55% a mais de mensagens em seus murais.
8. Mais de 25 milhões de peças (links, notícias, posts, notas, álbuns de fotos, etc) são compartilhados a cada mês.
9. Mais de 300.000 usuários ajudaram a traduzir o site através da aplicação para traduções.
10. Existem mais de 100 milhões de usuários activos actualmente acessando o site Facebook através de seus dispositivos móveis.
11. As pessoas que o acessam via celular o Facebook são duas vezes mais activas do que os usuários não móveis.
12. O usuário do Facebook está conectado em média com 80 páginas, grupos e eventos.
13. As pessoas gastam mais de 500 bilhões minutos por mês no Facebook.
14. Há mais de 1 milhão de empresários e colaboradores de 180 países no Facebook.
15. o Facebook tem mais de 500 milhões de usuários activos

Lucene, o motor de busca textual

Lucene é um framework de alto desempenho para busca textual feito em Java. Uma das características marcantes dele é a integração com Hadoop, um framework para computação distribuida, que possui, dentre outros, um MapReduce e um sistema de arquivos distribuido HDFS.

Imagine o seguinte cenário: Seu usuário deseja criar um modulo de gerenciamento de artigos e também expó-los na Internet. As informações do artigo são: título, autor e o contéudo. Normalmente cada artigo desses contém cerca de 1500 palavras e o usuário poderá buscar pelo conteudo desses artigos. Suponha que há 1 milhão e meio de artigos para serem cadastrados, o simples uso de um banco de dados e o operador LIKE '%palavra%' é inviável. E aí que entra um bom framework de busca textual, usá-lo passa ser a solução mais tranquila e viável. Além de trazer velocidade, também traz outras características nas buscas que dificilmente fariamos codificando tudo do zero.

Há vários termos usados na terminologia do framework, os principais são: Documento, Campo, Directório, Indexador, Pesquisador, Analisador e Termo.

Documento - é o conjunto de dados que você deseja indexar, por ex. título, conteudo e autor formam o documento artigo, pode ser visto como um objecto no lucene é visto como Document.

Campo - é o dado, identificado, que pode ser analogo a um campo de uma tabela ou uma propriedade de um objecto no lucene é visto como Field.

Directório - conceito abstrato que denota um local para guardar os índices no lucene é visto como uma interface Directory, que possui diversas implementações DbDirectory, FSDirectory, JEDirectory, RAMDirectory.

Indexador - é o responsável por indexar os documentos num directorio no lucene é visto, geralmente, como IndexWriter.c

Pesquisador - responsável por pesquisar uma Query no diretorio de índices, no lucene é visto como Searcher.

Analisador - actua como um filtro e faz uma pré-avaliação do que pode ser indexado ou não, no lucene há uma lista de vários analisadores.

Termo - pode ser visto como objecto que pode ser usado como parametro da pesquisa, composto pelo nome do campo e o valor a ser pesquisado, no lucene é visto como Term.

Quando se faz uma pesquisa por documentos no Lucene podemos utilizar de alguns operadores (+, -, AND, NOT, OR, * e etc.) juntamente com o termo pesquisado ou apenas pesquisar uma frase completa.
Exemplo : termo
Consequência: Irá pesquisar a palavra "termo" nos documentos indexados.

Exemplo : termo OR palavra ( == termo palavra)
Consequência: Irá pesquisar "termo" ou "palavra" nos documentos indexados.

Exemplo : +termo +palavra ( == termo AND palavra)
Consequência: Irá pesquisar "termo" e "palavra" nos documentos indexados.

Exemplo : campo:termo
Consequência: Irá pesquisar "termo" no campo "campo" nos documentos indexados.

Exemplo : +manutd +java -manager
Consequência: Irá pesquisar documentos que contenham manutd e java e não tenha manager.

Exemplo : "termo exacto"
Consequência: Irá pesquisar documentos que contenham exactamente "termo exacto".

Exemplo : java*
Consequência: Irá pesquisar documentos que contenham palavras que começem com java (javadb, javanet...).

Exemplo : java~
Consequência: Irá pesquisar documentos que contenham palavras similares a java como por ex. lava, jaba...

4 de outubro de 2011

Humor - Como e o que a minha mãe ensinou-me!


Minha mãe ensinou a VALORIZAR O SORRISO...
"ME RESPONDE DE NOVO E EU TE PARTO OS DENTES!"

Minha mãe me ensinou a SER RECTO...
"EU TE AJEITO NEM QUE SEJA NA PANCADA!"


Minha mãe me ensinou a DAR VALOR AO TRABALHO DOS OUTROS...
"SE VOCÊ E SEU IRMÃO QUEREM SE MATAR, VÃO LÁ FORA. ACABEI DE LIMPAR A CASA!"


Minha mãe me ensinou LÓGICA E HIERARQUIA... 
"PORQUE EU DIGO QUE É ASSIM! PONTO FINAL! QUEM É QUE MANDA AQUI?"


Minha mãe me ensinou o que é MOTIVAÇÃO... 
"CONTINUA CHORANDO QUE EU VOU TE DAR UMA RAZÃO VERDADEIRA PARA VOCÊ CHORAR!"


Minha mãe me ensinou a CONTRADIÇÃO... 
" FECHA A BOCA E COME!"

Minha Mãe me ensinou sobre ANTECIPAÇÃO... 
"ESPERA SÓ ATÉ SEU PAI CHEGAR EM CASA!"

Minha Mãe me ensinou sobre PACIÊNCIA... 
"CALMA!... QUANDO CHEGARMOS EM CASA VOCÊ VAI VER SÓ..."


Minha Mãe me ensinou a ENFRENTAR OS DESAFIOS... 
"OLHE PARA MIM! ME RESPONDA QUANDO EU TE FIZER UMA PERGUNTA!" 


Minha Mãe me ensinou sobre RACIOCÍNIO LÓGICO...
"SE VOCÊ CAIR DESSA ÁRVORE VAI QUEBRAR O PESCOÇO E EU VOU TE DAR UMA SURRA!"


Minha Mãe me ensinou sobre o REINO ANIMAL... 
"SE VOCÊ NÃO COMER ESSAS VERDURAS, OS BICHOS DA SUA BARRIGA VÃO COMER VOCÊ!"


Minha Mãe me ensinou sobre GENÉTICA... 
"VOCÊ É IGUALZINHO AO SEU PAI!"


Minha Mãe me ensinou sobre minhas RAÍZES... 
"ESTAS A PENSAR QUE NASCESTE NUM BERÇO DE OURO?" 

Minha Mãe me ensinou sobre a SABEDORIA DE IDADE... 
"QUANDO VOCÊ TIVER A MINHA IDADE, VOCÊ VAI ENTENDER."


Minha Mãe me ensinou sobre JUSTIÇA... 
"UM DIA VOCÊ TERÁ SEUS FILHOS, E EU ESPERO QUE ELES FAÇAM O MESMO QUE VOCÊ FAZ PARA MIM! AÍ VOCÊ VAI VER O QUE É BOM!"


Minha mãe me ensinou RELIGIÃO... 
"MELHOR REZAR PARA ESSA MANCHA SAIR DO TAPETE!"

Minha mãe me ensinou CONTORCIONISMO... 
"OLHA SÓ ESSA ORELHA! QUE NOJO!"

Minha mãe me ensinou DETERMINAÇÃO...
"VAIS FICAR AÍ SENTADO ATÉ COMER TODA COMIDA!"


Minha mãe me ensinou habilidades como VENTRÍLOQUO...
"NÃO RESMUNGUE! CALA ESSA BOCA E ME DIGA POR QUE É QUE VOCÊ FEZ ISSO?"

Minha mãe me ensinou a ESCUTAR ...
"SE VOCÊ NÃO ABAIXAR O VOLUME, EU VOU AÍ E PARTO ESSE RÁDIO!"


Minha mãe me ensinou a TER GOSTO PELOS ESTUDOS... 
"SE EU FOR AÍ, E VOCÊ NÃO TIVER TERMINADO A TAREFA, VOCÊ JÁ SABE!..."

Minha mãe me ajudou na COORDENAÇÃO MOTORA... 
"JUNTA AGORA ESSES BRINQUEDOS!! PEGA UM POR UM!!"

Minha mãe me ensinou os NÚMEROS...
"VOU CONTAR ATÉ DEZ. SE ESSE VASO NÃO APARECER VOCÊ LEVA UMA SURRA!"

Tu és a razão pelo o que hoje sou, e tenho...Muito obrigado, Mãe!!!